Grama, a marca sustentável de Ana Sudano

07.07.2014

Destaque no último Minas Trend, a marca Grama – ganhadora dessa edição do concurso Ready To Go – tem a sustentabilidade como principal bandeira. Blog LP conversou com a estilista Ana Sudano, que trabalha com moda desde os 16 anos e já colaborou com grifes como Printing, Alphorria, Patricia Motta e Animale – confira abaixo!

Como a Grama surgiu?
A marca surgiu da necessidade pessoal de dar novos valores ao meu trabalho como estilista. Meu sócio vem da área audiovisual, acostumado a outra dinâmica de trabalho e pesquisa, mas nós dois temos o desejo ecológico e sustentável. Depois de dois anos de trabalho, lançamos a Grama no Minas Trend com a coleção de primavera-verão 2014/15.

A marca é totalmente sustentável?
Buscamos o mínimo de impacto ambiental possível em todas as etapas: desde a matéria prima, passando pela mão de obra até o descarte do consumidor. O conceito básico de sustentabilidade é equilibrar os pontos de uma moda economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Olhando por essa diretriz, sim, somos totalmente sustentáveis. Não temos apenas uma linha de produto ecológico, ou um processo dentro da coleção – trabalhamos com artigos orgânicos (tecido, tingimento, estamparia) e artigos reciclados (tecidos, Pet, reutilizados) e todo o processo da produção contempla técnicas ecologicamente corretas. Selecionamos empresas que possuam certificados e/ou políticas ambientais pra toda a cadeia produtiva. Valorizamos e optamos por pequenos produtores, associações, ONGs, trabalho manual e agricultura familiar. A ideia é ter uma roupa casual e despretenciosa, mas comercial pra despertar desejo em diversos tipos de consumidor. É ter na roupa uma ferramenta de comunicação, educação e transformação.

Quais são suas referências e inspirações?
Admiro o trabalho de muitos estilistas e marcas como Calvin KleinStella McCartney, Rick Owens e Dries Van Noten. Busco inspiração em tudo a minha volta como livros, filmes, músicas, arte, além das necessidades e desejos da mulher. Vivemos em um país imenso, com abundância em biodiversidade – isso é minha maior referência.

O que tem na Grama que não tem em nenhuma outra marca?
Consciência e ação. O desejo real de fazer diferente: muitas marcas usam apenas o discurso ecológico e sustentável, enquanto a prática fica a desejar.  O lucro não é a meta, o glamour fashion não é meta… aprender novos conceitos e valores é a meta. Fazemos parte de uma geração utópica que tem a tecnologia como grande aliada e estamos cansados dos modelos antigos de negócio e de estilo de vida. Somos uma empresa com o DNA diferente. Acredito que os grandes empresários do setor podiam lutar mais pelo “custo Brasil” no lugar de ajudarem a quebrar nossas pequenas empresas com importações que não levam em conta sequer as procedências ambientais e trabalhistas em outros países.

Grama:  (31) 8881-7061

Tags:                  

Compartilhar