Fique de olho: Iracema Trevisan

09.05.2012

Iracema Trevisan trilhou caminhos independentes em moda e música no Brasil antes de se estabelecer na França. O trabalho como assistente de Alexandre Herchcovitch rolou durante 5 anos – ela começou como estagiária enquanto cursava moda na faculdade Santa Marcelina. E ela também é uma das fundadoras do Cansei de Ser Sexy, atual CSS! As 2 coisas fazem parte do todo que é seu trabalho hoje, mas surgiram por motivos diferentes. “Sempre achei importante ter inspirações e projetos além da moda”, conta, explicando o interesse em tocar baixo, seu instrumento musical, “o Alê me ensinou o quanto é importante ter a própria voz em um mercado onde a maioria das marcas falam em coro. Daí veio o CSS com as turnês, que duraram 2 anos e colocaram a moda em 2º plano”.

Em 2008, ela resolveu retomar o trabalho em moda e saiu da banda direto pra uma pós-graduação no Institut Français de la Mode, em Paris. Foi lá que descobriu a paixão por estampas que, 3 anos depois, resultaria em uma marca própria, a Heart Heart Heart. Pra chegar aos lenços vendidos em SP pela Surface to Air, ela trabalhou em empresas fortes, como a Lanvin (“Aprendi muito sobre tecidos e bordados”), Forum, Nike e até Ivete Sangalo (“Megafã!”, ela exclama). Em 2011, surgiu o convite pra integrar a nova equipe criativa da Kenzo, encabeçada por Carol Lim e Humberto Leon, onde está até hoje.

A 3ª coleção da B.Heart está nas araras de Surface to Air

Na Heart Heart Heart o foco são estampas, mas ela começa delimitando tudo em recortes de seda, cheios de aplicações, de miçangas à camadas de tecido pra dar um efeito 3D: “Gosto da ideia de limitar uma estampa a um quadrado (enquanto estampas têxteis são feitas pra se repetir ao infinito), por isso trabalho muito com assimetrias e harmonias estranhas. Tive o prazer de trabalhar com fotógrafos e ilustradores incríveis”. Sobre suas inspirações, ela conta que “faz um bom tempo que me cansei de referências de moda. Música é essencial pra me cortar do mundo e pensar no que eu estou fazendo como algo vivo e relevante”.

Ira adianta pra gente um pouco de sua próxima coleção, batizada de “The Wooden Series“. Nome autoexplicativo pros lenços que levam pedaços de madeira bordados. Eles chegam em julho às lojas, antes das novidades no rol de produtos: “Em setembro eu lanço uma linha pequena de bolsas, sempre estampadas. A marca vai continuar sendo produzida na Europa, mas com o pé bem fincado no Brasil”. Aí na galeria tem prévia da próxima leva, confere!

Tags:                                          

Compartilhar