Categorias: Fashionteca

Conheça as estampas de William Morris

09.08.2009

Durante a Era Vitoriana (1837-1901), um artista se destacou de tal forma que sua produção é considerada influência até na arte contemporânea. William Morris era inglês, socialista e um dos principais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios. Pintou papéis de parede e estampas em tecidos, trabalhou no design de livros e também foi escritor – de poesias e ficção.

Frente aos avanços da Revolução Industrial, Morris buscou uma produção artística mais artesanal, feita à mão; ele trabalhou pra que produtos pudessem ter um preço mais acessível, atingindo as classes menos privilegiadas, e serem bonitos ao mesmo tempo. Apesar do Movimento das Artes e Ofícios ter durado pouco tempo, esta deu origem à Art Nouveau, com o seu design industrial e a arquitetura voltados ao modernismo.

Quando William Morris começou a trabalhar com arquitetura, ele foi se envolvendo cada vez mais com decoração até que em 1867 ele fundou uma empresa voltada para o design de objetos, a “Morris, Marshall, Faulkner & Co“. Eram produzidos murais, mobílias, artigos de vidro e de metal, papéis de parede, jóias, tapeçaria. A empresa sofreu uma reorganização fazendo alguns co-fundadores saírem dela, mas Morris continuou como diretor e designer. A empresa recebeu alguns outros nomes, mas o mais famoso é “Morris & Co.“, e atualmente tem seus artigos vendidos pela Liberty of London e pela Sanderson and Sons (lojas de departamento inglesas).

A última coleção resort da Prada trouxe estampas inspiradas nas de Morris permeando saias e vestidos com uma paleta de cor bem forte, com a cara do verão, criando uma atmosfera despojada. Mas essa não foi a primeira vez que a Miuccia se utilizou dessa referência: na coleção outono-inverno de 2003 o mesmo estilo de estampa compôs camisas e vestidos que, apesar de terem cores bem semelhantes, trouxeram sobriedade. Pro estilista Marios Schwab, a referência foi utilizada de outra forma: a textura dos vestidos lembram cortes e rasgos de papéis de parede, e o que se revela por dentro desses rasgos são estampas bem semelhantes às de Morris.

Na nossa galeria você pode conferir e comparar a obra de Morris e as coleções da Prada e de Schwab: confira!

Tags:                

Compartilhar