Categorias: Fashionteca Moda

Vidal Sasson, o cabeleireiro superpop

09.05.2012

Vidal Sassoon foi um dos nomes-chave da Swinging London dos anos 60. Aos 24 anos o garoto londrino abriu seu 1º salão na Inglaterra e começou a treinar sua equipe pra criar cortes de cabelo que não dependessem de nenhum tipo de penteado ou produto pós-secagem, dando a largada pra febre dos cabelos bem curtinhos, supergeométricos, que viraram a febre da década.

Seu corte de 5 pontas, com uma franja bem reta, pontas simétricas rodeando as orelhas e uma ponta arrematando a nuca virou clássico e lhe rendeu prêmios que lhe ajudaram a chegar ao topo, considerado o maior cabeleireiro do mundo.

Sassoon era tão pop que, quando convidado pra cortar o cabelo de Mia Farrow pro filme “O Bebê de Rosemary“, causou confusão no set de filmagens, e seguiu cortando os fios da atriz desviando de repórteres e fotógrafos que cobriam toda a cena, interessados tanto nele quanto na protagonista. Seu salão era ponto de encontro de celebridades incluindo os Rolling Stones, e foi lá que Mary Quant fez o corte que iria parar em todas as suas campanhas – de onde você acha que vem o corte da Twiggy? -, com suas icônicas minissaias.

O trailer de “Vidal Sassoon – The Movie”
Vidal Sassoon morre aos 84 anos

Pra dar sequência ao seu legado ele criou a Academia Vidal Sasson, que funciona até hoje, assim como seus salões espalhados pelo mundo. Depois se aproveitou da fama mundial e lançou uma linha de cuidados pra cabelo – e migrou pra TV, com programas sobre seu lifestyle supersaudável, que incluía ioga diária.

Em 2010 ele ganhou filme sobre sua vida e 1 ano depois, foi diagnosticado com leucemia. No dia 9/05/12, aos 84 anos, foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles.

Tags:                  

Compartilhar