Categorias: Fashionteca

Por uma moda mais surreal

09.02.2010

Um chapéu que é um lustre. Um casaco que tem estampa de jornal. Da bolsa, saem cabeças de bichos. Tem algo de surreal no mundo da moda… O “bichismo” em si já guarda um surrealismo – isso porque, segundo o dicionário, ele é a princípio um movimento artístico-literário que dá expressão às atividades do subconsciente sem controle exercido pela razão. Ou seja: quando um signo sai do seu contexto e, sem motivo lógico, aparece em outro, isso é surreal. Do tipo chapéu-lustre, blusa-elefante… Dá uma olhadinha em como essa tendência apareceu nessa última temporada de moda – e em algumas anteriores!

Um pouco de história

Se tem alguém que é responsável pelo casamento surrealismo + moda, ela era simplesmente a rival de Chanel. Chamada por Coco de “aquela artista italiana que faz roupas”, Elsa Schiaparelli é a responsável inúmeras inovações na moda, com colaborações de gente do quilate de Salvador Dali, Pablo Picasso, Man Ray e Jean Cocteau. Imagina o que era, na década de 30, usar um vestido com uma lagosta estampada? E um chapéu surreal em formato de sapato de salto?!

Schiap, ao contrário de Chanel, não conseguiu fazer sua marca sobreviver muito depois da 2ª Guerra. Hoje, coincidentemente com esse momento surreal fashion, dizem que a grife Schiaparelli está se preparando pra voltar – e, dizem mais, sob a batuta de Olivier Theyskens! Será? Seria surreal…

Tags:                                

Compartilhar