Categorias: Fashionteca

O que é um qipao?

02.09.2010

Sabe aquele vestido que você chama de “estilo chinês”, com a golinha tipo Mao? Ele tem um nome: qipao. Nas suas origens, quando nem era chamado assim, ele era longo até os pés, reto e com mangas largas, usado pelas mulheres Manchu da dinastia Qing no século 17. Os 1ºs modelos no estilo qipao derivam desse e datam da década de 20, mas com a barra no tornozelo e a manga em formato sino, que alargam do ombro pro braço.

É nas décadas de 30 e 40 que o qipao se transforma em algo mais próximo do que o tal “vestido chinês” tal qual o conhecemos hoje: mais justo no corpo e nos braços, longo, com fenda nas laterais. O look da mulher sofreu influências ocidentais: meia-calça, salto alto e estola podiam conviver normalmente com aquele traje típico. Depois da instauração da República Popular da China em 1949 poucas mulheres na China comunista usavam o vestido – apesar dele ser comum especificamente em Hong Kong e em ocasiões diplomáticas ou de cerimonial. Depois da década de 60 ele virou uma espécie de look coringa para uniforme de garçonete ou estudante (nesse caso, como alternativa simples, sem os florais e estampas típicas), traje típico de Miss Hong Kong (aí cheio de bordados e brilhos) etc. Hoje ele é usado – reinterpretado e reverenciado – como um símbolo cultural. Confira mais algumas curiosidades sobre o qipao:

. Um dos filmes mais reverenciados por causa de seu figurino no ano de 2000 foi “Amor à Flor da Pele“, de Wong Kar Wai. E o figurino consistia basicamente em qipao: vários, todos do mesmo modelo mas com estampas e cores diferentes, vestindo a linda atriz Maggie Cheung. Toda mulher que assistiu ao longo ficou com vontade de usar um modelo igual.

. Não confunda qipao com changshan, que é a veste chinesa formal para homens. Hoje em dia ela é bem mais difícil de ser vista na rua, mas antes da Revolução Comunista o look era comum.

. O material tradicional pro qipao é a seda – claro, estamos falando da China, certo? Existem adaptações, mesmo porque o qipao tradicional é ideal para o corpo das chinesas: pouco peito, pescoço longo e fino, pernas magras, pouco quadril. Se você quiser um para chamar de seu, é bom ficar atenta a isso.

. A exposição sobre o qipao que está em cartaz no Hong Kong Museum of History até 13/09 e que você já viu no “GNT Fashion” especial Hong Kong se chama “The Evergreen Classic: Transformation of the Qipao“!

Tags:                            

Compartilhar