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No Brás, o que importa é vender

05.03.2009

Terminou nesta quarta (04/03) a 6ª edição do “Coleções Outono/Inverno 2009”, evento realizado pelo Mega Polo Moda, centro atacadista da região do Brás, em SP. Durante 3 dias, mais de 300 marcas divulgaram seus lançamentos, mostrando 1500 looks de todos os segmentos de moda. Blog LP foi conferir o último dia do evento e voltou com uma constatação: se depender das marcas que ali desfilam, a próxima estação será bem mais alegre do que propuseram os estilistas das semanas de moda de SP e Rio.

Para Paula Fachine, estilista da Collins, a mulher brasileira gosta mesmo é de cor. “No Brasil é verão praticamente o ano todo, então é impossível se dissociar da malharia colorida. Pra ter um pouco de informação de passarela, então, optei por deixar os tons neutros – cinzas, beges e preto – para os casacos, calças e trenchs”, conta.

Essa preocupação em “ter a informação de moda das grandes passarelas” também é vista em alguns shapes da marca, como é o caso da calça cenoura. “Coloquei 2 peças com essa silhueta porque era necessário, mas eu acho que essa não é uma moda que vai pegar. A calça não favorece o corpo de ninguém”, explica Paula.

De olho no que realmente tem tudo pra cair no gosto do grande público, quase todas as grifes entrevistadas pela reportagem apontam uma forte tendência: Índia. Batas, caftãs, brilhos e estampas estão em quase todas as coleções. “Todo mundo que ser Maya (Juliana Paes), mas ninguém quer ser caricata”, diz Claudia Rocha, da Il Shin. Por isso, a gerente da loja explica que a grife traz toda essa influência da novela “Caminho das Índias” nas estampas. “Tudo é colorido e desenhado. Inclusive apostamos num patchwork de padronagens para a estação. Os vestidos desse estilo já se esgotaram praticamente. Logo logo vai estar no varejo”, conta.

Na contramão dessa influência oriental, a estilista Mirian Prado, da grife As Marias, diz que tenta “fugir da modinha”: “enquanto todo mundo olha pra Índia, eu quis apostar em outras coisas: muito xadrez, botas, meias ¾ desenhadas, pantalonas, calças de montaria, muitos zíperes…”. Ela só não adere à sarouel. “No verão, a sarouel foi uma praga. Acho que a consumidora cansou. Por isso, fiz apenas dois modelos pra testar e ver se vai sair”, conta. Melina Harven, gerente de marketing da Vida Bela, diz que a marca também usou outras referências para a estação. “Fomos buscar inspiração no rock dos anos 70 e suas groupies para trazer vestidos em veludo estampado, calças de plush, pantalonas, blusas de um ombro só, aplicações de metal… E muita cor, claro. Minha cliente procura cor”, afirma.

Curto, longo, justo, solto, colorido, neutro, bordado, estampado, paetizado… A verdade é que nos atacadistas do Brás, as tendências estão todas lá. Para todos os gostos, bolsos e estilos. A novela das 8 da TV Globo influência muito, lógico. Mas se o estilo da consumidora é gótico, funk ou moderninho, também vai ter. Como bem resumiu um vendedora de uma das lojas, ali eles “estão sempre de olho na consumidora, no que vai vender muito nas lojas Brasil afora”. Em tempos de crise, nada mais lógico.

(Glauco Sabino)

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