Categorias: Fashionteca Moda

Moda e Ficção: uma palestra no Victoria & Albert

28.03.2015

Qual é a importância das roupas num livro? Você acha que a descrição do que um personagem está vestindo ajuda o leitor a entender melhor suas vontades, desejos e ações? Margaret Atwood, novelista, contista e poetisa canadense (de “O Conto da Aia” e “A Mulher Comestível“, entre outros), deu uma palestra no Victoria & Albert de Londres, num evento chamado “Fashion & Fiction“, falando exatamente sobre isso: o significado das roupas em livros. Pra Atwood, a escolha do vestuário de um personagem é essencial pra criar a atmosfera da história e mostrar o que o personagem quer projetar, ou o que ele pensa de si mesmo.

Um manifesto antifashion está dando que falar! Será que a moda está obsoleta?

A própria escritora quando jovem queria um dia ser uma estilista, então ela gosta de usar sua paixão pela moda pra criar uma imagem completa dos personagens. Pra que a roupa faça sentido tanto na história quanto pra nós, Margaret pesquisa a fundo as referências de moda atuais e históricas. Desse jeito, o leitor não nota a roupa como algo artificial, mas na verdade assimila as descrições do que o personagem está vestindo de forma natural. É o mesmo tipo de pesquisa histórica feita pra criação de figurinos de filmes, sabia?

O próximo “Faction & Fiction” será em setembro desse ano no V&A e traz a escritora britânica Linda Grant, mas até lá dá pra ver a palestra da Margaret Atwood no YouTube (em inglês)!

Tags:                      

Compartilhar