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As camisetas dos Campana pra Lacoste

01.07.2009

A marca do jacaré tem se esmerado em criar notícia desde a contratação do estilista Christophe Lemaire em 2000 até o lançamento recente do número especial com a Visionaire, revista cult que trouxe uma edição recheada de três pólos assinadas por nomes como o estilista Karl Lagerfeld, o cineasta Pedro Almodóvar, o músico David Byrne e o fotógrafo Nick Knight, entre outros doze artistas.

A boa nova é que dois brasileiros acabam de se juntar a um time de peso internacional que conta ainda com o cantor Michael Stipe (R.E.M.), a arquiteta Zaha Hadid, os designers Tom Dixon e Michael Young. São os Campana Brothers, como ficaram conhecidos no mundo todo os irmãos Fernando e Humberto Campana. Não é de se estranhar o convite: um dos objetos mais consagrados da premiada dupla paulista é a Poltrona Banqueta, de 2002, formada por bichinhos de pelúcia que tem uma versão só de verdinhos.

O lançamento é da Lacoste, a conhecida marca do jacaré que acaba de completar 75 anos. São quatro modelos para a série Holiday Collector’s, em versões feminina e masculina. Dos quatro, um é megaartesanal e superexclusivo. Com a colaboração das costureiras da Coopa-Roca (a cooperativa comandada por Teresa Leal na favela da Rocinha, no Rio), os Campana criaram uma pólo que tem mais de mil jacarezinhos bordados – ou melhor, crocodilos -, que podem vir na cor original (verde), vermelho ou dourado, formando como se fosse uma renda do nosso nordeste. Esse modelo será feito apenas sob encomenda, já que a tiragem limitadíssima será de 12 camisetas femininas e 12 masculinas.

Mas há modelos com tiragem maiores: um de 200 exemplares no mundo todo estará à venda em pontos estratégicos como a badalada butique Colette, de Paris. E outro que terá 20 mil e será distribuído em flagships da marca, incluindo o Brasil, ao preço de 150 euros. Além da renda, outras referências usadas pela dupla de designers são as Anavilhanas da bacia amazônica e os cipós da região.

O lançamento internacional das pólos aconteceu em pleno Ministério da Ecologia, em Paris, no último fim de semana, com a adesão à campanha eco-friendly Save your Logo (Salve seu logo), onde um crocodilinho aparece saindo do ovo. A iniciativa visa preservar a biodiversidade do planeta garantindo a sobrevivência de espécies como o crocodilo, jacarés e afins, especialmente na China e no rio Orinoco, da Amazônia. Só para lembrar, René Lacoste, o fundador da marca, era campeão de tênis conhecido como Crocodilo.

Lilian Pacce, Especial para o Estado de S.Paulo

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