Guy Bourdin: cores e provocação em Londres

06.03.2015

Em parceria com a marca de beleza Nars, a Somerset House traz pra Londres pela 1ª vez a maior retrospectiva do fotógrafo francês Guy Bourdin. A exposiçãoGuy Bourdin: Image Maker“, em cartaz até 15/03, é composta de mais de 100 fotografias, das quais muitas são inéditas. Pra realçar o complexo processo de composição das imagens expostas, os curadores Alistair O’Neill e Shelly Verthime também acrescentaram fotos em preto e branco e polaróides feitos ao longo da carreira dele.

E você chegou a ver a coleção especial da Nars em homenagem a Guy Bourdin?

Em mais de 40 anos, de 1955 a 1987, Guy Bourdin revolucionou a fotografia de moda. De assistente do surrealista Man Ray aos seus 1ºs passos como fotógrafo da “Vogue“, ele produziu centenas de fotos onde o foco era no “storytelling” e não no produto que a propaganda vendia. As campanhas pra marca francesa de sapatos Charles Jourdan, de 1967 a 1981, são um marco de seu trabalho.

Relembre a entrevista que fizemos com Inez van Lamsweerde

Esse universo colorido cheio de mistério e sensualidade continua inspirando fotógrafos e criadores do mundo fashion até hoje. De Tim Walker a Nick Knight passando por Tom Ford, o estilo provocador de Bourdin ainda está presente. O filho dele, Samuel, chegou a processar Madonna por causa de semelhanças entre o trabalho do pai e o clipe “Hollywood” da cantora americana – na verdade ele era inspiração confessa da artista. Designers também são fãs, como a anglo-brasileira Charlotte Dellal da marca de sapatos Charlotte Olympia – ela que organizou a vernissage da 2ª mostra de Bourdin que acontece na capital inglesa, na galeria Michael Hoppen, com a série de fotos “Walking Legs“! Essa vai até 28/03. Veja mais do trabalho de Bourdin na galeria!

Carolina Pedrosa, infohunter do Blog LP direto de Londres

Tags:                              

Compartilhar