11 perfis do Instagram que celebram o legado de marcas e estilistas pra conferir já!

03.03.2021

Reprodução/Instagram

Desfile outono-inverno 2009 de Alexander McQueen é uma das preciosidades documentadas no Instagram @mcqueen_vault

Desde que os grupos de luxo começaram a surgir no final do século 20, a dança das cadeiras entre estilistas e marcas fica cada vez mais rápida, isto é, estilistas contratados duram pouco. Duram tão pouco que não há tempo suficiente para renovar o chamado legado da marca. Somando isso a um certo sentimento nostálgico de reviver décadas passadas, surgiram várias contas no Instagram pra celebrar arquivos criativos que fizeram história!

Imagens raras, icônicascampanhas antigas criam um feed irresistível, que vale o scroll infinito! Hoje a gente selecionou contas bem bacanas pra você mergulhar com tudo na moda – uma pesquisa que já vem pronta e agrega um bom conhecimento! Corre conferir!

Reprodução/Instagram

Campanha da Celine de primavera-verão 2015 que marcou a entrada de mulheres 60+ na moda, fotografada por Jurgen Teller

Se tem algo que os fashionistas sentem falta, é da época que Celine tinha acento agudo e era comandada por Phoebe Philo. A conta @phoebephilodiary reúne os principais trabalhos da estilista inglesa com toda elegância e minimalismo que ela aplicou na grife francesa em seus 10 anos como diretora criativa.

Reprodução/Instagram

A brasileira Carol Ribeiro na campanha de primavera-verão 2000 da Gucci

Bastante cultuado no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, o norte-americano Tom Ford não apenas salvou a Gucci da falência com seu olhar comercial afiado e sexy, como também deixou uma legião de fãs órfãos quando se despediu da marca italiana em 2004. Confira o perfil @tomfordforgucci!

Reprodução/Instagram

Primeiro desfile de McQueen à frente da Givenchy em 1997

Alexander McQueen fez história com desfiles provocativos em sua marca homônima e também como diretor criativo da marca francesa Givenchy. Com curadoria do historiador da moda e escritor John Matheson, a @mcqueen_vault traz uma intensa pesquisa de imagens do estilista inglês que morreu em 2010.

Reprodução/Instagram

Gisele Bündchen no desfile de comemoração dos 60 anos da Dior assinado por John Galliano

O talento de John Galliano fez com que ele assumisse o comando da Givenchy, Dior e agora da Maison Margiela. A @Gallianoarchive captura a narrativa única do estilista inglês que, entre outras, reinterpretou o famoso New Look e fez história com modelos como GiseleNaomi Campbell e Kate Moss.

Publicidade
Publicidade
Reprodução/Instagram

Rei Kawakubo fotografada por Asahi Graph em 1993

O @cdgarchive é um mar de referências para os fashionistas que procuram sua dose diária da japonesa Rei Kawakubo, praticamente um mito vivo da moda. Com foto de revistas dos anos 90 e editoriais impressionantes, a conta revela muita história da Comme des Garçons.

Reprodução/Instagram

Marc Jacobs e Rachel Zoe na edição de setembro 2010 da “Harper’s Bazaar” norte-americana

A @oldmarcjacobs celebra um dos estilistas mais amados da cena fashion: o norte-americano Marc Jacobs. Além do sucesso de sua marca homônima, Marc foi o primeiro estilista da Louis Vuitton, que antes era só acessórios, estabelecendo uma política de colabs artísticas, de Stephen Sprouse a Takashi Murakami, trazendo a marca francesa para a linha de frente do prêt-à-porter.

Reprodução/Instagram

Francisco Costa no ensaio do desfile de primavera-verão 2016 da Calvin Klein em NY

Não poderia faltar o brasileiro de carreira internacional: Francisco Costa. Por 13 anos ele foi o diretor criativo da Calvin Klein, substituindo o próprio fundador. O perfil @franciscocosta.archive mostra suas criações na marca norte-americana.

Reprodução/Instagram

Cristóbal Balenciaga (1895-1972) faz ajustes em uma modelo

A @balenciaga_files tem curadoria do brasileiro Eduardo Dugois. A conta mostra as criações desde os primórdios da marca com o fundador Cristóbal Balenciaga até Nicolas Ghesquière, que deixou a marca espanhola em 2012

Reprodução/Instagram

Betty Lago era uma das grandes musas de Thierry Mugler

Thierry Mugler, que hoje se dedica à fotografia, fez história no século passado com seus designs ousados, que marcaram os anos 1980/90. O @thierrymugler_archives mostra seu arquivo, musas e inspirações antes de sua aposentadoria das passarelas, em 2001, após vender a marca. 

Reprodução/Instagram

Karl Lagerfeld no lançamento do perfume Jako em 1998

Como não poderia faltar nessa lista, Karl Lagerfeld foi um dos estilistas mais produtivos que já existiu. Além de comandar sua marca homônima, ele foi diretor criativo da Fendi e Chanel por décadas, simultaneamente, fazendo muitos desfiles por ano. Confira os perfis @klarchive e @karllagerfeld.archive!

Tags:                                

Compartilhar
Sair da versão mobile