Para além da moda, estilistas da Vuitton e Valentino estão fotografando também!

09.09.2020

Foto Reprodução

Coleção resort 2021 da Valentino fotografada pelo diretor criativo da grife, Pierpaolo Piccioli

Nada como exercitar a criatividade em tempos de pandemia do Covid-19! A Valentino apresentou sua coleção resort 2021 num lookbook clicado na Itália em plena natureza. E quem estava atrás das lentes era o próprio diretor criativo da grife, Pierpaolo Piccioli, que escolheu Nettuno, sua cidade natal, como cenário.

Outro estilista que também assumiu novas funções na quarentena foi Nicolas Ghesquière, diretor criativo da coleção feminina da Louis Vuitton. São dele os cliques da campanha de outono-inverno 2020 da marca (veja a coleção em si aqui!), fotografada num Paris com suas amigas celebs.

Foto Divulgação

A atriz Lea Seydoux (à dir.) e a atleta Dina Asher-Smith (à esq.) fotografadas pelo estilista da Vuitton, Nicolas Ghesquière

O fato não é inédito, claro. O exemplo mais conhecido é Karl Lagerfeld (1933-2019) que, desde os anos 1980, mostrou que seu talento ia muito além da roupa e passou a fotografar as campanhas da Chanel, tendo Ines de La Fressange, sua musa de então, como modelo.

Foto Reprodução

À esq., Inès de La Fressange para Chanel e, à dir., Naomi Campbell, ambas fotografadas por Karl Lagerfeld

Karl clicou Naomi Campbell, Diane Kruger e várias outras celebridades, e foi além da fotografia de moda. Com um estilo fine art, seu trabalho na fotografia foi tema de várias exposições, não necessariamente ligadas à moda.

Foto Reprodução

Fotos da exposição “Homenagem a Karl Lagerfeld, 30 Anos de Fotografia” na Suíça com Nicole Kidman em 1995 e, à dir., foto intitulada “Lascivo porém tímido”

Apesar de Lagerfeld ter sido um dos primeiros estilistas a também fazer fotos, Thierry Mugler foi mais rápido! Anos antes de Karl, Mugler já era bem acostumado com a prática fotográfica, com vários livros publicados – o mais recente é “Manfred Thierry Mugler, Photographer“, onde ele registra suas próprias criações.

Foto Reprodução

Imagens do livro “Manfred Thierry Mugler, Photographer”

Hedi Slimane, o ex-diretor criativo da Dior Homme e da Yves Saint Laurent e atual da Celine, chegou a se dedicar quase integralmente à fotografia – especialmente em 2017 (nesse link você confere o post), quando saiu da Saint Laurent. Uma paixão sua desde os 11 anos de idade, amplamente estimulada pelo amigo Lagerfeld.

Foto Reprodução

Hedi Slimane (à esq.) e Karl Lagerfeld (à dir.) em edição especial da V Magazine, que teve Lady Gaga como editora convidada

Nesse período que deixou a moda, Slimane clicou o guitarrista Thurston Moore, o saxofonista James Chance e outros artistas famosos para a “V Magazine”, por exemplo. Seus retratos mais famosos incluem estrelas como Robert De Niro e Amy Winehouse, sem falar de campanhas de moda, como a da linha masculina da Prada em 2009.

Foto Reprodução

Hedi Slimane clicou várias celebridades, como Robert de Niro e Amy Winehouse

Os norte-americanos Reed Krakoff e Tom Ford também são estilistas-fotógrafos. Depois de fotografar algumas campanhas para sua marca, como a de primavera-verão 2012Ford na verdade foi além e investiu no cinema (dirigiu “Direito de Amar” e “Animais Noturnos“).

Foto Reprodução

Campanha de primavera-verão 2012 da Tom Ford fotografada por ele mesmo (à esq.) e retrato de Julianne Moore por Reed Krakoff (à dir.)

Até a dupla italiana Stefano Gabbana e Domenico Dolce já flertou oficialmente com a fotografia. Foi na campanha primavera-verão 2013 da Dolce & Gabbana, feita na região italiana da Sicília: Stefano fez a direção de arte e Dolce comandou a câmera. Ou seja, é cada vez mais natural essa multiplicidade de funções e experiências no meio criativo. E, como a gente viu aqui, alguns mandam muito bem em várias posições!

Tags:                      

Compartilhar