É fato: marcas e influenciadores perderam seguidores no Instagram, vem entender!

02.09.2021

Reprodução/Instagram @kendalljenner

Marcas e influenciadores perderam em média 30% de seguidores no Instagram no segundo trimestre

Você perdeu seguidores no Instagram recentemente? Saiba que você não está sozinho nessa. Um relatório feito pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a ​​Emplifi, plataforma digital com foco em experiência do cliente, revelou que marcas e influenciadores tiveram baixas de 32,7% e 27%, respectivamente, em seu número de seguidores na rede social apenas no segundo trimestre desse ano em comparação com o primeiro trimestre.

A pesquisa de monitoramento de tendências no Instagram, batizada de #MS360FAAP, é feita pela faculdade paulista desde 2015, e cada três meses, os 100 maiores perfis brasileiros com mais interações são analisados pra investigar mudanças comportamentais ou operacionais. Um dos dados mostra que as marcas ainda não conseguem atingir o mesmo engajamento de celebridades e influencers: enquanto a média de interações por post de marcas é 3.924, a de influenciadores é 146.607 – ou seja, o público prefere “alguém” pra se relacionar.

Reprodução/MLabs

Será que o Instagram está deixando de ser a rede social favorita?

Os motivos da debandada são inúmeros: a limpeza frequente que o Instagram faz em contas falsas ou spam; o crescente desinteresse da nova geração pela rede social, que tem migrado para o TikTok; e as frequentes mudanças no algoritmo, como a redução de curtidas nas postagens do tipo Carrossel, que antigamente eram mais pulpares e tiveram queda de 23% likes no período.

Publicidade
Publicidade

Sobre as hashtags mais usadas, uma boa notícia: #pracegover e #pratodosver estão no topo da lista. Isso significa que mais usuários e marcas estão comprometidos com a acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência tenham acesso ao conteúdo publicado. Assuntos como #moda, #nail e #joia também figuram entre as mais pesquisadas. E você, qual o seu tipo de conteúdo favorito nas redes sociais? Conta pra gente nos comentários!

Tags:                    

Compartilhar
Sair da versão mobile