Categorias: Moda

Diana Vreeland, a trilogia

18.08.2011

ReproduçãoA capa do livro sobre Diana Vreeland que será lançado em outubro pela Abrams

Lisa Immordino Vreeland é cineasta e seu último sobrenome não é uma coincidência: ela é casada com Alexander Vreeland, neto de um dos grandes nomes da moda no século XX: Diana Vreeland. E apesar de não ter convivido com a lendária editora, Lisa é a responsável por 3 grandes lançamentos que chegam sobre ela este ano no mercado.

LEIA TAMBÉM: Os números em torno da expô de McQueen no Met
VEJA MAIS: O looks do tapete vermelho do baile do MET

Tudo começou com o projeto de um livro, que cresceu a ponto de virar uma trilogia: “The Eye Has To Travel” é fruto de 3 anos de trabalho e compreende a publicação, um documentário e uma exposição! O filme estreia no Festival de Veneza e promete ser desses títulos obrigatórios na lista dos fashionistas. Além de depoimentos de gente como Andy Warhol, Hubert de Givenchy, Calvin Klein, Richard Avedon e Diane von Furstenberg, ele mostra cenas da infância de Diana e descreve uma trajetória que já foi contada nos livros “Allure” e “D.V.” e numa peça off Broadway (“Full Gallop“, em 1996).

É que o currículo de Vreeland não é do tipo que cabe em uma só publicação. Depois de ser editora de moda da “Harper’s Bazaar” (1937-1962), ela passou 9 anos no comando da “Vogue” América e, depois de sua demissão, virou consultora do Costume Institute do Met, responsável por mostras que faziam NY virar o centro do mindinho da moda enquanto estivessem em cartaz. Lembrou de Anna Wintour? Pois é, nada surge de repente – a atual manda-chuva da “Vogue” americana é uma espécie de herdeira do reinado de Diana. Pra entender como ele começou, fique de olho nas datas: o doc será exibido no dia 3/09 em Veneza, seguido pelo lançamento do livro, em outubro, pela editora Abrams, e em março de 2012 será inaugurada a expô no no Fortuny Museum de Veneza. Anotou?

Tags:                                                  

Compartilhar