Categorias: Moda

O design pode mudar o mundo

16.06.2009

DivulgaçãoBruce Mau

O design tem a capacidade de trazer mudanças positivas numa escala global. A opinião é do canadense Bruce Mau, que palestrou hoje (17/6) a convite do SPFW e do jornal “Valor Econômico”, no seminário “Economia Criativa: Visão de Futuro”. Bruce utiliza de um otimismo surpreendente para incitar mudanças comportamentais em diferentes sociedades. Designer conceituado, escritor aclamado e um dos mais importantes nomes da cena contemporânea, Bruce vive entre Toronto (no Canadá) e Chicago (nos Estados Unidos), onde concentra suas ações na reinvenção de modelos mercadológicos, inclusive para clientes como a MTV e a Coca-Cola. Ele também dedica atenção especial ao segmento das belas artes, com destaque para a organização e a curadoria da Bienal de Denver, com abertura prevista para julho de 2010. Blog LP foi conferir o evento, e destaca trechos da apresentação:

– “Não estamos falando do mundo do design, mas do design do mundo”
– “A crise econômica expôs as limitações dos nossos modelos existentes e exige que nos reinventemos. É uma oportunidade para um novo pensamento criativo
– “A ideia do trabalho coletivo ainda é nova, mas cada vez mais necessária. Hoje não podemos pensar em mudança massiva, em mobilização, sem pensarmos em rede e interação interpessoal”
– “O mercado não é natural, é desenhado – o que determina o que importa, o que vale… Precisamos redesenhar, repensar o conceito de riqueza. Ela não pode ser só riqueza de capitais, mas precisa ser riqueza de tecnologia, acesso e de mobilidade”
– “O design faz as coisas espertas parecerem sexy”
– “A forma que nós iremos mudar o mundo é aplicando o design a modelos ultrapassados, tornando-os novos”
– “O que é a realidade? Quantos por cento do jornal é o mundo de verdade? A realidade não é violência e conflito, mas colaboração e conectividade”
– “Como designers, não podemos sustentar o luxo do cinismo”

Tags:        

Compartilhar