Categorias: Moda

Dercanin, o novo nome da moda internacional

16.02.2009

ReproduçãoChristophe Decarnin

Balenciaga é moderno demais, Lanvin ficou “atelier” em demasia e Chanel muito burguesa depois que o novo nome da moda surgiu. Quem é ele? Christophe Decarnin, o estilista que assumiu a maison Balmain, em 2006. Exagero à parte, este francês de 44 anos em apenas quatro coleções à frente da tradicional grife já é considerado o novo nome da moda internacional. A grande cartada de Decarnin foi questionar a moda atual, que estava muito elitista. Decarnin volta seu olhar para as ruas, coisa que a alta moda não fazia desde os anos 90. Sua mulher é jovem, rebelde, energética e quer seduzir. Quem não se identifica com uma heroína dessas? Tudo isso com uma pitada de irreverência kitsch, com cara de anos 80.

Márcio Madeira/ First ViewBalmain Primavera-Verão 2009

No rock and roll, Decarnin busca sua atitude “chique e choque”. Em tempos caretas, é um alento. Seus jeans justos, manchados e rasgados, mostrados na sua coleção de Primavera-Verão 2009 são peças-desejo da temporada e já se esgotaram na Inglaterra, com lista de espera de alguns modelos nas lojas de Paris. Detalhe: os modelos não saem por menos de 3 mil euros. Se essas peças chegassem ao Brasil com as taxas de importação, custariam mais de R$ 10 mil. O sucesso de Decarnin também vem do aval de starlets modernas como Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Audrey Tautou, Kate Moss e Julia Restoin Roitfeld, que usam modelos Balmain nas ruas, além de red carpets recentes.

ReproduçãoKate Moss, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet exibem seus Balmains

Ao contrário de seus colegas das outras tradicionais maisons francesas, sua moda é rapidamente assimilável: calça justa, regata básica, blazer “ombrudo”, vestido curto, justo, tomara que caia… tudo usado com sandália de salto cheia de tachas. Até seus longos vestidos de festa são repletos de fendas, decotes e brilhos, mas tudo com cara de rua. Mesmo às vezes sendo exagerados e esbarrando no cafona, são totalmente irreverentes e cool, à prova de caretices. Decarnin é o cara.

Tags:  

Compartilhar