Categorias: Moda

Cuidado: frágil

21.10.2008

Reprodução

Looks de Gustavo Lins (esq.) e acessório da Uncommon Matters (dir.)

Quem disse que roupa só é feita de tecido? A criatividade e o desejo de experimentar levam os estilistas a explorar materiais, digamos, bem mais rígidos. É o caso da porcelana, que aparece não só nas peças, mas também em acessórios enormes e cheios de charme. Nesta última temporada de prêt-à-porter em Paris, a Lilian deu um pulo no ateliê do mineiro Gustavo Lins. O estilista desfila na Semana de Alta-Costura, mas abriu seu espaço pra mostrar algumas das incríveis peças de sua última coleção. Inspirados em Lampião e Maria Bonita, os looks de seu inverno 2008 têm referências dos quimonos, peças emblemáticas de seu trabalho. Formado em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais com doutorado sobre Gaudi feito na Universidade da Catalunha, Gustavo considera-se um arquiteto na moda. E esculpe em cima dos seus quimonos cintos e adornos em porcelana, numa parceria com uma tradicional fábrica em Nymphesburg, na Baviera. Assista!

 

Se andar com um cinto em porcelana já causa certo medo de quebrá-lo em pedacinhos na primeira caminhada, imagina então um colar de correntes feitas em porcelana? Pois essa é a proposta da dupla Amelie Riech e Jana Patz, que nesta mesma temporada de Paris fez sua estréia com a grife Uncommon Matters e a coleção “Handle with Care” (Segure com Cuidado). Trata-se de uma série de colares e gargantilhas em porcelana branca ou metalizada, fabricadas na tradicional rua da porcelana em Thuringla, na Alemanha… Esculturais e superdelicadas! E as designers alemãs gostam tanto do aspecto sonoro da porcelana, que a instalação de apresentação da linha tinha como trilha sonora o material tilintando ou quebrando. Veja no vídeo.

Aqui no Brasil, quem explora a porcelana nesta temporada é Reinaldo Lourenço. Não que ele tenha criado acessórios com o material, mas toda sua inspiração para o verão 2008/09 veio depois que visitou museus de porcelana na França, como o de Sevres. O vaso de Limoges se transforma num longo vestido coluna, em faixas de branco e amarelo com debruns de fios de ouro. Ele também estampa arabescos florais, clássicos de aparelhos de jantar, em longos vestidos de musseline, com babados leves e arremate de pérolas… Nas fotos de sua campanha, Vanessa Cruz, Martha Penz, Vanessa Michels e Thaysse Ricci surgem também como bonecas de porcelana, recém-saídas de caixas de presente. Em uma das fotos realizadas por Paulo Vainer, as quatro aparecem com looks completamente brancos e com sapatos que lembram as sapatilhas de bailarinas:


Thaysse Ricci (esq.) e Vanessa Michels (dir.) como bonecas de porcelana


Looks de Reinaldo Lourenço inspirados na porcelana

E por falar em bonecas de porcelana, não podemos esquecer da impressionante retrospectiva que a Viktor & Rolf fiz dos quinze anos da marca em junho deste ano, em Londres. Ao invés de simplesmente mostrarem seu acervo pessoal, Viktor Horsting e Rolf Snoeren transformaram a Barbican Art Gallery numa grande casa de bonecas. Lá, a dupla holandesa exibiu versões perfeitas em miniatura de looks emblemáticos de seu trabalho:


Viktor & Rolf criaram uma casa de bonecas para a retrospectiva de sua carreira


Miniaturas em porcelana mostram roupas emblemáticas da dupla

Voltando um pouco no tempo, temos ainda Jefferson de Assis, que na temporada de Primavera-Verão 2007/08 do SPFW trouxe modelos usando caps de cerâmica. Pouco prático, mas bem interessante:


No desfile de Jefferson de Assis

Agora é esperar pra ver aonde a criatividade vai levar esses criadores. Qual será o próximo material a ser explorado?

Tags:                

Compartilhar