Novos projetos ajudam a moda carioca a esquentar

22.07.2016

O Rio Moda Rio é apenas uma pontinha do iceberg pra reinvenção da moda carioca que vem acontecendo hoje. Se antes a cidade sofreu com a interrupção do Fashion Rio e o consequente desaquecimento do mercado, parece que a resposta está, literalmente, no futuro, desde marcas que não haviam desfilado antes e estrearam no Píer Mauá como The Paradise, Guto Carvalhoneto e Martu, até a incubadora e o coworking especializados em moda que pintaram recentemente – o 1º na Lapa sob a batuta de Beto Neves (o dono da Complexo B), Vanessa Rivera e Fernando Assunção e o 2º em São Cristóvão, de iniciativa de André Carvalhal (conhecido por ser o nome por trás do supermarketing da Farm) com o Templo, o 1º espaço de coworking criativo do Rio. Quer saber mais sobre as iniciativas e quem sabe participar? Confira!

Pra quem tem interesse em empreender

Beto conta que a Complexcidade começou por causa do gap que ele sentia entre alunos de moda e o mercado, e se desenvolveu pra um local onde qualquer um que tenha interesse em empreender na área de moda pode se jogar – inclusive marcas que já existem mas que querem se reinventar! “A gente trabalha esse gap de cada um, em cima da ideia de cada pessoa”, ele explica, revelando que 29 empresas já passaram pelo local desde o começo, em outubro de 2015, com resultados diversos “porque também depende eles, do quanto eles se dedicam. A gente dá a mão pra caminhar junto, mas o empreendedor tem que caminhar”.

Na prática, a Complexcidade é um sobrado de 150 m² que funciona tanto como chão de fábrica, com costureiras pilotando peças, até de fato a comercialização – cada participante tem direito a 15 cabides na multimarca montada ali pra já experimentar como a sua marca funciona no varejo. De 3 a 4 meses, com 8 horas semanais, a marca passa por três etapas (criação, produção e comunicação) e chega ao fim com uma coleção, que ela pode continuar vendendo na multimarca alugando cabides depois do processo. O investimento dessa empreitada é R$ 6.000, e de lá já saiu novidades que vem causando burburinho por aí: caso da Pitô de Vinícius Almeida, com pegada agênero e estampas meio tribais meio geométricas; e a Carvão de André Santos e Santos, de clima minimalista em silhuetas desconstruídas. Ambas estavam entre as marca com espaço no Experimente, a feira de novos talentos do Rio Moda Rio.

Um ecossistema em forma de coworking

A Malha é um coworking especializado em moda? “Pra explicar em poucas palavras, sim, mas a Malha é a cima de tudo um espaço colaborativo, uma plataforma que ajuda uma marca do começo ao fim e que inclui na sua estrutura desde uma escola até espaço de venda”, explica André, que saiu da Farm pra se dedicar ao novo empreendimento. O espaço, que além de tudo é esteticamente bem atraente, tem tudo a ver com a economia compartilhada sobre a qual tanto se discute hoje: as marcas dividem a fábrica (que eles chamam de cosewing), o laboratório de tecnologia, o estúdio de foto e vídeo… “Com isso elas podem produzir coisas dividindo os custos”, André conta, indicando que, sem esse ecossistema, o orçamento sobe e pode ficar inviável. E a ideia é também valorizar (e viabilizar) a sustentabilidade, o comércio justo

Existem várias formas de você fazer parte da Malha. Pra ter direito a tudo mais um módulo fixo com 4 a 6 posições o valor é R$ 3.500 por mês – lembrando que isso inclui até a internet utilizada, o e-commerce e o showroom. Bem em conta, se comparado com o custo normal de toda essa estrutura. Já quem quer apenas um espaço ali e vai usar os serviços só de vez em quando pode pagar R$ 650 por mês em uma posição flutuante e esses extras, como o laboratório (que inclui até uma impressora 3D!), são pagos à parte por demanda. Já fazem parte do local a Wasabi (que era do Rio Moda Hype) a Re-Roupa (de upcycling), o Pano (que vende, adivinha, panos: ele vira canga, pareô, turbante…) e a marca homônima do repórter do “GNT FashionCaio Braz, entre outras 35! E é bom os interessados correrem, porque a lotação máxima é 60…

Complexcidade: (21) 2232-8522
Malha: contato@malha.cc

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