Categorias: Moda

A Chanel pode te processar por usar a palavra “Chanel”

24.09.2010

Cuidado! A Chanel pode te processar por usar a palavra “Chanel”. É que no meio desta temporada de primavera-verão 2011 internacional (mais precisamente entre as Semanas de Moda de Londres e Milão) a grife francesa comprou uma página inteira de anúncio da versão impressa diária do “WWD” pra colocar um comunicado destinado a editores de moda, anunciantes e redatores. Ele dizia que Chanel é uma marca registrada e que o uso indevido da palavra que dá nome a essa marca poderia levar a um processo judicial. Por “indevido”, entenda “usar a palavra Chanel pra falar de qualquer coisa que não seja Chanel”.

Montagem Blog LP/DivulgaçãoChanelChanel (Blog LP quer deixar claro que, neste caso, a palavra faz referência aos logos acima)

O texto dizia: “Apesar de nosso estilo ser famoso, um casaco não é um ‘casaco Chanel’ a menos que seja nosso, e os cardigãs de outra pessoa não são ‘Chanel pra já’. E mesmo se ficamos lisonjeados com tributos pra nossa fama, como (…) ‘Chanel-esco‘, não [façam isso]. Nossos advogados odeiam”. A partir de agora, um casaqueto tipo aquele que Coco Chanel criou é um casaco curto de modelagem seca, feito de tweed e com botões. A grife tem motivos pra fazer isso: a medida faz parte de um plano de proteção da marca, que não quer ter seu nome usado de maneira genérica (como aconteceu com Xerox, Gilette). Tá?

Tags:              

Compartilhar