Harry Styles é a celebridade mais influente na moda em 2020 – e não faltam motivos!

20.11.2020

Reprodução

Harry Styles na capa de dezembro da “Vogue” – com vestidos, kilts e muito estilo

Ele ficou conhecido por volta de 2012 como integrante da boyband One Direction. Três anos depois, anunciou sua saída da banda para carreira solo. Agora, confirmou: Harry Styles aos 26 anos já fez história e 2020 é dele! Segundo o relatório anual da LystYear in Fashion 2020”, ele é a celebridade mais influente do ano na moda, posição nunca antes atingida por um homem. Em 2019, quem ocupava o topo da lista era Meghan Markle, duquesa de Sussex, mulher do príncipe Harry, enquanto o ator Timothée Chalamet vinha em segundo lugar, como maior influência masculina.

E mais: Harry é o primeiro homem a ganhar uma capa só pra ele na edição de dezembro da revista “Vogue” norte-americana, desde sua criação em 1892. E mais ainda: usando vestido! Tá, o vestido só é revelado nas páginas internas, nas fotos de Tyler Mitchell com styling de Camilla Nickerson, com outros looks de vestido, saia, trench coat, kilt e blazers de etiquetas como Gucci, Commes des Garçons Homme Plus e JW Anderson – quebrando as barreiras de gênero e expressando seu estilo mais ousado para alguém tão pop. No Instagram do cantor, com mais de 33 milhões de seguidores, a foto já tem 174 mil comentários!

No álbum “Fine Line” (à esq.) e com o cardigã de tricô JW Anderson que viralizou em 2020

Desde 2013, Styles já se destacava por seu estilo irreverente, o que o levou a ganhar o prêmio British Fashion Awards naquele ano. Também em 2013, foi capa da “Vanity Fair” italiana com o One Direction. Em 2017, ano de sua estreia como ator (!!!) no filme “Dunkirk“, o estilo de Styles (nome mais que apropriado, não é mesmo?) já consolidado lhe rendeu mais uma vez a capa da revista, desta vez sozinho e de cabelo curto.

Quatro anos separam as capas da “Vanity Fair”: com o One Direction e sozinho

Na turnê “Where We Are”, de 2014, looks Saint Laurent de Hedi Slimane estavam entre seus favoritos, com botas de camurça, jeans skinny, ombros mais soltos e cintura mais marcada – bem rock’n’roll e de cabelo comprido. Nos anos seguintes, com o stylist Harry Lambert, seu estilo metamorfoseou para uma vibe mais agênero, quebrando estereótipos de masculinidade e enfraquecendo as fronteiras entre os guarda-roupas feminino e masculino.

De Saint Laurent no British Fashion Awards em 2013; e à dir., look da primavera-verão 2016 da Gucci, no American Music Awards 2015

Segundo Lambert, um dos marcos de mudança do estilo de Styles foi o look total Gucci com estampa floral usado no American Music Awards de 2015. Depois disso, foi Gucci, Gucci e mais Gucci, tanto nos clipes do primeiro álbum solo, lançado em 2017, quanto nos shows e tapetes vermelhos.

De meia-calça arrastão, roupas e maquiagem Gucci na capa da britânica “Beauty Papers” em 2017

Tanta paixão pela Gucci virou business sério! Em junho de 2018, Alessandro Michele, diretor criativo da marca, convidou Styles para ser o novo rosto de suas campanhas. Deu tão certo que, no Baile do Met 2019, Styles e Michele chegaram juntos no tapete vermelho como co-anfitriões do evento. O tema era “Camp: Notes on Fashion“, e enquanto o estilista vestia um macacão rosa com manga bufante e laços, o look de Harry era de tule preto, com transparência, babados e sensualidade.

Styles e Alessandro Michele no Baile do Met 2019; e a camiseta da Gucci do álbum “Fine Line”

No final de 2019, a Gucci lança uma camiseta inspirada no segundo álbum solo do cantor, “Fine Line“. Bem retrô, ele aparece na capa com calça de cintura alta branca com botões dourados e camisa e suspensório pink, e no mês do lançamento, Harry praticamente não saía de casa sem a unha pintada e seu colar de pérolas.

Harry ama uma estética retrô, mas ama mais ainda colar de pérolas e muitos anéis

O poder de influência de Styles é enorme: em fevereiro deste ano, ele usou um cardigã JW Anderson todo colorido e os fãs começaram a copiar, tricotando seus próprios modelos e postando no TikTok com a hashtag #HarryStylesCardigan. Viralizou tanto que o próprio Jonathan Anderson postou um tutorial no Youtube ensinando a fazer a peça. E o museu britânico Victoria & Albert já solicitou o modelo original para ter o registro de como as pessoas exercitaram a criatividade durante a pandemia do Covid-19.

O blazer jaquetão azul e bucket hat amarelo no clipe “Golden” – com colar de pérolas, é claro!

Outras tendências viralizadas por ele são o chapéu bucket amarelo e o blazer azul do clipe “Golden“. Segundo a Lyst, nas 24h após o lançamento do clipe, a busca por blazer cresceu 52% e por chapéus aumentou 92%. No caso do cardigã JW Anderson, o pico das pesquisas pelo tricô foi na última semana de julho: 166% acima do normal.

Mais looks de Styles pra “Vogue” de dezembro: blazer e saia kilt Comme des Garçons e, à dir, vestido e blazer Gucci

Em entrevista à “Vogue” América de dezembro, ele diz: “Há tanta alegria em brincar com as roupas. Eu nunca pensei muito sobre o que significa – é apenas uma extensão do processo de criar algo”. Para Styles, a moda agênero também significa se libertar: “Quando você elimina o ‘roupa pra mulher e roupa pra homem’, quando você remove barreiras, obviamente você abre a arena em que pode jogar. Toda hora que você constrói barreiras na sua vida, você está se limitando”. Como discordar, né?

O Gucci boy: de blazer jaquetão no programa “Saturday Night Live” em 2017 e com calça boca de sino no “The Late Late Show”

Tags:              

Compartilhar