Só se fala de...

A campanha sem Photoshop

28.07.2010 - 08:00 Moda 252 comentários

A equipe de marketing da marca de moda praia Lua Morena está bem esperta. Eles chamaram a modelo Michella Cruz, dona de um senhor corpo, para posar pra essa campanha de primavera-verão 2010/11 que eles estão declarando como Photoshop free – ou seja, a grife garante que essas fotos, clicadas por Piero D’Ávila no Jalapão, em Tocantins, não passaram por retoques! Em tempos que foto sem Photoshop é raridade, claro que um “slogan” desses chama a atenção. Dá uma olhada na galeria e diga sua opinião: eles não usaram nenhum tipo de software pra dar uma arrumadinha em Michella?

Piero DÁvila/Divulgação

Picture 1 of 6

Sem Photoshop: Michella Cruz para Lua Morena

Tags:                  

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Comentários via Facebook

Comentários (252)

  • With havin so much written content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of completely unique content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without my permission. Do you know any ways to help stop content from being ripped off? I’d certainly appreciate it.

  • With every thing that appears to be developing throughout this specific subject matter, a significant percentage of perspectives are generally somewhat stimulating. Nonetheless, I beg your pardon, but I can not subscribe to your whole plan, all be it exhilarating none the less. It seems to me that your commentary are not completely rationalized and in reality you are yourself not really wholly certain of your point. In any case I did enjoy reading through it.

  • I always was interested in this topic and stock still am, thanks for posting .

  • Débora disse:

    Pode acreditar as fotos são feitas totalmente sem photoshop e sem truques de luz são totalmente naturais !!!!!

  • claudia neves disse:

    Sou designer gráfica e de produto e trabalhei com tratamento de imagem de modelos e lingeries. Sou totalmente a favor da beleza verdadeira, hoje somos bombardeados com imagens que nos mostra apenas a realidade que queremos ver e não o que é o real. Acho difícil hoje em dia campanhas e anúncios não utilizarem photoshop. O incentivo a beleza real é extremamente válido, vale a pena incentivar a imagem da beleza verdadeira, imperfeitas ou não somos reais!
    Esse ano dei início a um blog de antes e depois onde mostro um pouco o quanto podemos manipular imagens no photoshop, nem tudo que vemos é real!
    http://www.contrasteseverdades.blogspot.com/

  • Nanda Alves disse:

    Tem o making of dessas fotos da Lua Morena no youtube – dá para ver todos os detalhes. http://www.youtube.com/watch?v=41AjpjVG2h0

  • Lucas Mattos disse:

    Bom, o slogan da campanha é ABSOLUTAMENTE NATURAL, o termo photoshop free é apenas um termo para entendimento….sem retoque, sem truque, sem carta na manga…não acho que a lua morena esteja se apropriando de campanha passadas como a da Dove, sim, pode ter uma filosofia parecida mas a Dove USOU photoshop nas mulheres, ou seja, a lua morena é a primeira não mexer em nada mesmo…outra coisa que está sendo falada é que a michella não precisa de photoshop, claro que não, mas assim como outras várias modelos não precisam, porém as marcas continuam exagerando…enfim, é uma ótima iniciativa, e verdadeira também!

  • Geraldo Custódio de Assis disse:

    Foi muito interessante a iniciativa. a modelo é linda , fazendo jus ao lugar e á coleção.

  • oracio disse:

    Photoshop Free mas qual é o verdadeiro interesso de chamar a campanha assim? Esta a defender e a promover o que? Continua à ser uma campanha como as outras que tenta se appropriar de uma forma muito pobre campanhas tipo dove, body-shop etc.

  • Davi Ranea disse:

    Esta campanha não tem apenas o objetivo de mostrar que as fotos não foram retocadas em softwares de edição de imagem, mas o se real objetivo e mostrar que existe beleza na sua forma natural desde o cenário encantador do Jalapão no Tocantins ao capim dourado que cresse somente nesta região e com ele se faz acessórios em cooperativas de moradores daquela região que são aplicados nas peças da Lua Morena juntando isso com esta linda modelo de corpo perfeito, e um grande profissional de fotografia temos esta bela campanha Absolutamente Natural!

  • André Felipe disse:

    Galera, eu Sou presidente do FÃ CLUBE OFICIAL MICHELLA CRUZ, e posso garanetir que essas fotos não tem retoque nenhum…..Ela tem mesmo uma pele linda, ela é linda!!
    se queiser ver mais fotos entrem em :
    http://www.fotolog.com/miss_cruz
    Abraços
    @ndré

  • renato disse:

    ´Seria até estupidez photoshopear uma moça dessas, a não ser, talvez, pra correções de luz e cor…
    Hoje em dia parece que o pessoal considera quase impossível uma foto sem retoques. Mentira! A fotografia existiu mais de um século sem photoshop, os truques eram caros e difíceis e bons fotógrafos tiravam boas fotos. Henri Cartier-Bresson nunca pilotou um photoshop e foi talvez o mais brilhante fotógrafo até hoje.

  • Ana Baldan disse:

    Eu acredito em campanhas sem photoshop.E acredito q a Michella é uma das poucas modelos q nao precisam d retoques.OW CORPÃÃÃÃOOOOOO

  • Déborah disse:

    Esta campanha é um passo grande no quesito moda praia, um dos segmentos que possui mais campanhas “photoshopadas” com objetivo de mostrar corpos com uma estética praticamente impossível.

    Falaram que foi a Cléo Pires que começou com esta coisa do sem photoshop, mas na verdade esse é um movimento que há algum tempo vem sendo difundido fora do Brasil em revistas como a Marie Claire, por exemplo, que fez uma edição inteira sem o uso deste software.

  • Lucas Mattos disse:

    Eu também trabalho com tratamento de imagem e essas fotos estão naturais, de perto no site é possível analisar melhor http://www.luamorena.com.br! Foi feito sim, um trabalho de maquiagem e iluminação muito bom, como dá pra imaginar pelo making of…

  • Paola disse:

    A modelo tem “O Corpo”, o lugar é incrível, e o fotógrafo sensacional…não dá outra certeza que não tem photo!

  • Bárbara Fonseca disse:

    Claro que não tem Photoshop…
    O que tem é truque de maquiagem, iluminação, técnica de pose… e uma modelo muito bem escolhida. Campanhia bonita e muiiiiito inteligente.
    Adorei!!!

  • JOYCE disse:

    Não vejo problema em ter ou não photoshop, o programa veio para facilitar, existem modelos lindas, mas infelizmente tem um pneuzinho que incomoda, ou uma espinha que possa tirar, o programa não veio para mudar a pessoa, fazer bonecos de cera como disseram, os traços reais tem que permanecer, ele veio para tirar apenas aquilo que não ficou legal. A modelo acima é linda, e ficou ótimo o trabalho, mas com certeza se tivesse alguma coisa á incomodando tiraria. Abraços Joyce

  • Érica disse:

    Ela ficou linda, e esta sem photoshop sim ;D

  • Sonia disse:

    Conheço a Michella pessoalmente, ela é da minha cidade, realmente ela é assim mesmo, não tem photoshop . As fotos estão belíssimas.

  • Caroline disse:

    Parabéns!!!
    Acredito que é algo que essa campanha ajudara a minimizar.
    Que as modelos são lindas, as fotos perfeitas, mas sem photoshop, onde parece que tudo é um conto de fadas, ou seja não existe e não tem como alcançar.
    Precisamos de algo assim, bonito e real, sem facetas para nos enganar. CHEGA de enganar nossos olhos!!!
    Linda campanha e é certo que chamará bem mais atenção

  • Joy disse:

    Eu tb acho que nao tem não… ate a virilha dela ta mais escura, o que em qualquer mulher é comum…. É isso ai, mulher de verdade, ta lindissima. E a marca, subiu muitos pontos no meu conceito…. Parabéns

  • Ritiele Lucas disse:

    É totalmente possível, sou fotógrafa amadora e sei que uma boa câmera hoje em dia pode fazer “milagres”, mas com uma modelo com esse corpo e esta paisagem maravilhosa como cenário não há porque usar photoshop ou qualquer outro programa para melhorar a imagem.

  • Andre Orthey disse:

    Realmente não parece ter sido usado photoshop, mas com certeza um Lightroom, que é usado para edição de fotos quanto a iluminação, saturação de cores e efeitos HDR, como por exemplo na foto 4, para dar maior dramaticidade ao céu. Mas esse seria o correto em termos de manipulaçao de fotos e não as aberrações que infelizmente “abundam” por aí! (sorry o trocadilho!)

  • Daisy Souza disse:

    A modelo ajuda bastante tem um corpo mara, e sem contar que milhares de pessoas foram fotografadas ao natural e tem fotos lindas. Existem truques ótimos, como o da luz e maquiagem e até mesmo o cenário. Eu acredito que não utilizaram mesmo Photoshop. Galeera a campanha fiico nota 10

  • Livia disse:

    Adorei os biquinis! Agora acredito mais que eles podem ficar melhor no meu corpo porque não sou perfeita como mostram as modelos e os produtos em outras campanhas. Parabéns a ousadia da marca!

  • Quero ver é eles fotografarem minha TIA BALDÂNIA sem photoshop. Deêm uma olhada em minhas fotografias, http://www.flickr.com/alexandremunhoz se quiserem comentar fiquem a vontade. um abraço

  • Renata disse:

    A modelo tem um ótimo corpo; maquiagem e iluminação estão excelentes. A foto nº 6 me faz acreditar que realmente o Ps ficou de lado desta vez. Podemos ver um grande “desnível” entre barriga e estômago; além das pequenas “dobrinhas” na lateral das costelas. Esses são típicos detalhes que desaparecem!

  • Jaime Melo disse:

    Photoshop free? Acho que sim,

    Eu trabalho com foto design a alguns anos, e, certos detalhes, em todas essas fotos, poderiam, mas não foram corrigidos.

    1. A Axila e barriga dela tem sombra, se a foto tivesse sido manipulada, a sombra inferior da barriga seria retirada – deixando a barriga mais lisa. Sem falar que a virilha dela poderia ter sido diminuida, e o culote da parte de dentro da coxa direita – removido.

    2. O mesmo problema da foto nº1 – na barriga, mas como a foto é em plano aberto, não chega a ser tão necessário.

    3. Essa, com certeza, é a melhor foto. Não precisaria de muita edição, talvez uma tonificação na pele da coxa (mais clara) com a do resto do corpo.

    4. Essa tá ótima tbm. Só tem uma distorção (ou não) de lente. onde o tronco e ombros dela ficam desproporcionais aos quadris e coxas. Corrigiria.

    5. Pescoços e joelhos precisam de uma “alisadinha”. Mas a foto tá linda tbm.

    Conclusão: As fotos publicitárias tem retoque desde SEMPRE, ignorância de quem fala que não. Naquela época o pc e o photoshop simplesmente eram pincéis, cola, tesoura e tinta óleo. isso mesmo, os brushes de hoje, eram os pinceis de ontem – as espinhas e culotes eram retiradas com pinceladas e recortes reais – com tesoura, cola e pincel…

  • Monika Lins disse:

    MUITO BOA ESSA CAMPANHA!
    As modelos já são bonitas e não necessitam cobrir imperfeições, pois ninguém é perfeita.
    A mídia cria um “padrão” de beleza artificil, o “padrão photoshop” e tem muita mulher que tenta acompanhar, mas terminam se frustrando por não conseguirem.
    Ninguém consegue ser como mas modelos de revistas, nem elas mesmas!

  • Lucimara disse:

    Com este corpão… Para quer usar photoshop?! Amei a canpanha. Acho q estão no caminho certo. Abaixo o Photoshop!!! Quem sabe nos seres humanos mortais, não vamos viver sem esta ditadura de beleza, q a mídia impoe, e q nós absorvemos a qualquer custo!!! Já é um começo.
    Parabéns!!!

  • Micheline disse:

    Bom até que eles são bons, claro que tem photoshop mas não apelaram tanto deixaram as fotos mais naturais possíveis acredito que talvez a única que não tenha photoshop seja a última foto. Mas é um marketing bom hehehe.

  • Elizangela disse:

    Realmente parece que não usaram nenhum recurso tecnológico!!!!!!!! Na verdade poderia ser sempre assim, afinal somos todos feitos de carne e ossos, e perfeitos com nossas “imperfeições”.

  • Ana Lídia de Araujo disse:

    No caso uniu-se o util e o agradavel.
    A modelo tem um corpo bonito e a paisagem é fantástica , ficou super natural não precisa de photoshop mesmo! Perfeito.

  • Raquel disse:

    Sim,é possível ter lindas fotos sem photoshop,mas essas estão com photoshop, pois essas condições de luminosidades na pele só é conseguido com o photoshop.

  • Maly disse:

    As fotos ficaram muito bem feitas, as como os comentários aqui em cima cita, a iluminação, a maquiagem, e a modelo colaboraram para um bom trabalho, realmente existem muitas fotos que são ótimas sem photoshop. Ótima campanha.

  • eva disse:

    Acredito que sim, do contrário teria a barriga totalmente reta.

  • Rosemeri Titoneli disse:

    Gostaria de ver moda para a nossa realidade, apesar de existirem mulheres com corpos naturalmente bonitos, a maioria tem barriga, estrias, celulites e encontrar roupas que apareçam antes destes defeitos é difícil.
    Mesmo nesta campanha dá a impressão que só pode usar biquini sem photoshop modelos extremamente magras rsrsrs.

  • Lisa disse:

    Realmente está bem diferente do padrão de fotos editadas em workshop. Parabens aos criadores da campanha, ao equipe de produçao e fotografia. Ficou demais este trabalho!
    Lisa

  • Clamara Almeida disse:

    Realmente, mesmo que seja dificil de acreditar parece não terem usado fotoshop, embora uma excelente maquiagem e uma luz ideal faz a foto ficar espetácular! Essa campanha é bem legal, pois valoriza a beleza real, natural da modelo que por sua vez já é muito bela. Parabéns!

  • MEG disse:

    Se vcs repararem a maioria das fotos foram tiradas a distância, rsrs.
    Realmente parece que não usaram photoshop, tb a mulher é super sarada, coisa que normalmente as modelos não são, é pelo jeito ela não malha pouco não, rsrs, MALHA MUITO!!!acho que fica estranho mulher magrela sarada, e tb que não combina com modelo.
    Mulher sarada combina com Viviane Araújo, Graciane, Demi Moore…são mulheres que tem pernão para mostrar!!!

  • LAZAR disse:

    Acredito realmente que não tenha nenhum tratamento de imagem, uma vez que o marketing diz isso. É perfeitamente possível que isso aconteça, já fotografei modelos que não precisavam de nenhum photoshop. O lado ruim disso é que muitas carreiras de modelo (nem tão perfeitas) estariam arruinadas. Por mais que possam falar mal do photoshop, a maioria das pessoas fotografadas não gostam de se ver do jeito que são e sim do jeito que gostariam de ser.

  • Adrina disse:

    De fato parece que não usaram photoshop, porém acho que a modelo não precisa mesmo, pois é magrinha…..e as fotos ficaram belas!!!

  • Vanessa disse:

    Parabéns à Modelo e a Produção pela ousadia de não usar o photoshop. O resultado foi excelente. Linda modelo e com fotos originais maravilhosas.
    Adorei!

    abs. Vanessa

  • Mayra Lima disse:

    A maioria das fotos está muito longe, então fica difícil encontrar defeitos. Mas estão lindas mesmo, espero que sejam realmente sem retoques.

  • Mônica disse:

    Apesar de parecer na maior parte do corpo que não utilizaram photoshop, achei estranho não encontrar nenhuma celulite no bumbum. Provavelmente isso é deviso à luz e maquiagem.

  • Marise Rpmano ( Uberaba, MG ) disse:

    Sou fotógrafa e trabalho com Photoshop o dia todo, acompanhando o trabalho da minha equipe. Realmente, uma modelo linda como essa não precisa de retoque algum. Basta maquiagem e técnica fotográfica. Parabéns pela ideia que atrai curiosidade nos dias de hoje…
    Marise Romano
    http://www.mariseromano.com.br

  • Helson Moura disse:

    Fácil quando se fotografa de longe, quando a modelo temum corpo escultural, quando a pele é bem tratada e bem maquiada…
    O resto é conversa fiada!!!

  • Regina disse:

    Adorei as imagens, quero fazer apenas uma observação: não se diz EM Tocantins, e sim NO Tocantins. O Estado é novo e nem todos se acostumaram a ele! rs…

  • Marieh Kruss disse:

    Achei as fotos espetaculares, e nos remete a um tempo em que beleza era algo muito natural mesmo.
    Apesar de ser uma amante da tecnologia e não ter nada contra retoques fotograficos… achei o trabalho maravilhoso !
    Parabéns !

  • FeeR disse:

    Acho que não tem, principalmente se comparar com a foto da Gisele ao lado (propaganda HOPE)
    A modelo está de parabéns! Corpo perfeito.
    Boa campanha!

  • Izadora disse:

    Ulala! Realmente, não consigo localizar photoshop ai, só jogo de luz. Fiz um teste, e teria como dar um “retocada” boa ai, e eles não fizeram isso! Tanto é que é possível notar algumas dobrinhas, formas, e os musculos da barriga da modelo, que tem um senhor corpo!
    Acho que a equipe de marketing fez uma jogada muito esperta e eu aprovo tooootalmente!
    Parabéns!
    beijinhos ;*

  • Shirley Souza disse:

    Eu acho que as fotos são realmente sem photoshop, mas como o pessoal já disse existem outros truques para um foto bonita. Se bem que na minha opinião, essa moça não tem um corpão! Ela é seca, pra ter um corpão tem que ser estilo Sabrina Sato! kkks. Nem acho bonito barriga de mulher marcada tb, mas isso tb já é minha opinião própria que pelo visto tá fora de moda =/

  • MarioMoreiraFotografia disse:

    Etao lindas as fotos, a madelo eh linda! As fotos foram bemtiradas e a modelo esta bem distante de ser o primeiro plano, entao o ensaio dspensa mesmo o photoshop, a nao ser para corrigir uma luz, no mais o fato da modelo estar distante, e a paisagem estah bem destacada, dispensou o photoshop e fez com que as fotos ficassem lindas!!!parabens!Mario Moeira

  • Fehlberg disse:

    Como é bom ver uma mulher ao natural e não no artificial, estou me sentindo mais humano vendo essas fotos.

  • Clara disse:

    Muito bom, adorei! Acho ótimo este tipo de trabalho porque hoje em dia parece que não existe mulher bonita se não for iguais as modelos. Este culto ao corpo perfeito esta um exagero.
    Vamos valorizar o natural e belo. Parabéns!!

  • edilene disse:

    Na foto nº 3 parece ter um pouco de retoque, ou então as pernas da modelo são realmente fenomenais, praticamente plastificada.

  • Dane Castro disse:

    As fotos parecem estar realmente sem photoshop. Como disse a Maitê, logo acima, se o marketing tivesse feito uso do mesmo, não estaria tão evidente os músculos, as curvas, do corpo da Michella.

    Mas quanto as cores da imagem e tal, algum recurso foi usado.

  • Gladis disse:

    As fotos são bonitas, no entanto o site dizer que esse corpo magrelo é bonito….. me poupe. Homem gosta de mulher com curvas, com carne. Infelizmente a imposição das agências pela magreza e “perfeição” é lamentável.

  • marli almeida disse:

    as fotos ficam mais bonitas assim, se é que não tem retoques,estão perfeitas;além disso as meninas que estão iniciando não precisam ficarem buscando uma perfeição desenhada que só existe nas fotos e colocando as vezes a própria saúde em risco.Temos sim que ver as pessoas ao natural,beleza pura simplesmente.Pessoas que tem uma cicatrizinha aqui,uma gordurinha ali,uma celulite lá,são absolutamentes NORMAIS.

  • Eliza disse:

    Eu preciso de muito Photoshop, agora já ela não precisa mesmo!!!rsrssr!

  • Diogo Melo disse:

    No dias de hoje, pousar para um ensaio sem photoshop é ter a capacidade de mostrar que muitas pessoas conseguem ser bonitas do jeito que são, e no caso da modlo dispenso comentários…

  • Anna disse:

    Se tem ou nao , a modelo e espetacular!

  • Jeane disse:

    Espero que essa tendência pegue mesmo, pois a consumidora busca essa identificaçao.

  • Lorena Supelleto disse:

    Nossa ficam lindas, otima campanha, se essa moda pega ruim vai pegar pra gente feianha que nem eu hahaha

  • murilo disse:

    bem acho legal fotos naturais porem nao aprecio esta magresa fica fora do padrão de beleza nacional ,parece que a modelo nao e uma pessoa saudavel .

  • Matheus Rocha Cardoso disse:

    Não tenho muita experiência no assunto “FOTOS”. Mas tenho bastante no “MULHER”. Realmente, o corpo dela é muito bonito, faz um cônjuge com o formato do teu rosto, não muito fino, nem muito largo. Na medida! Parabéns pelo ensaio. Lembrando: Para mulheres que são bonitas, o uso do photoshop é quase inutil, que por mais que tenha um defeitinho aqui, o outro alí, o que vai pesar na hora de analisar vai ser o conjunto. :)
    Beijos à todas acima

  • Carol disse:

    Não tem de photoshop, mas e o de maquiagens? Não contam?

    Eu entendo de photoshop e posso afirmar que alguns produtos substituem muito bem as ferramentas de photoshop para esconder celulites, estrias, manchas….

    Acho que dá no mesmo… o photoshop faz “plástica” e a maquiagem esconde… se vc exclui um não torna a foto mais verídica por isso… quero vê-la normal, sem luzes de estúdio e sem maquiagem.

  • Valentini disse:

    Olha eu acho bem legal uma campanha de photoshop free, porque o que gostamos de apreciar é a verdadeira beleza da mulher. Eu já trabalhei bastante com edição de fotos e essa terceira foto parece que foi utilizado um pouco de photoshop nela, mas principalmente no cenário. Observe as núvens, na terceira e na quarta foto. Mas vale sempre lembrar, quem tirou essas fotos foi um fotógrafo profissional e experiente.

  • Janete disse:

    O Fhotoshop é muito necessário para consertar probleminhas de pele que tenham aparecido dias antes das fotos. Mas estas fotos não foram feitas em close e a modelo tbm parece ter muita saúde e está em forma física invejável, o que resulta em uma pele muito boa. Parabéns à modelo e à iniciativa naturalista da grife.

  • Ana disse:

    Ficou muito bom. Sem necessidade de photoshop mesmo. Fora que é muito melhor ver um ensaio fotográfico com uma modelo sem retoques, fica lindo.
    Great!

  • Diogo disse:

    Ta…pode n ter photoshop, mas eles foram bem espertinhos…fora toda a maquiagem que deve ter sido usada, eles “lamberam” o cabelo da modelo e escolheram um cenário bastante apropriado, onde luz é o que não falta, ou seja, reduziram ao máximo as condições adversas para uma boa fotografia.

  • Fernanda disse:

    e comentando mais, as fotos tem poses iguais, não achei mt criativa nn, mas deve ser porque para não usar photoshop eles devem usar esses truques de ilumição, maquiagem, etc .

  • Jaque disse:

    Não entendo muito de fotos, mas não parecem terem usado o photoshop!!!..Ficaram bem bonitas!!!! Gostei!

  • Cíntia disse:

    Ah tah bom que eu acredito, ta que as fotos na grande maioria foram clicadas de longe, mais as de pertinho, tem sim, ate pq ninguem tem um corpo com a cor tao uniforme assim.
    De qualquer forma ela e linnnda.

  • danielle disse:

    gostei muito!!!!! tudo bem natural, como é um corpo de mulher… seja ela musculosa ou não, gordinha ou magra, essas fotos deveriam ser no mais natural o possível, não sou contra estes recursos como o photo shop, mas de uns tempos pra cá, só vemos por ai imagens que sabemos que não existe.

  • Graciele disse:

    Realamente da pra perceber muita naturalidade nas fotoso, gostei muito da matéria..mostra que é possivel termos mulheres de verdade…e não apenas aquelas lindas e inventadas atrás de um computador.

  • ALBERTO NASCIMENTO disse:

    por favor usem o photoshop!
    rsrsr

  • Fernanda disse:

    Cara, as fotos não tem photoshop mesmo, nem um pouco, ja na primeira foto a gente percebe isso, e a 3 não te photoshop, pode até parecer que tem, mas se bem analisada, ou se pegarem a foto e colocarem no photoshop, verão que não tem mesmo .

  • Josep disse:

    bom a foto 3 e a verdadera confirmaçao que nao tem photoshop nessa foto se nota as diferenças de cor os seios meio caidos e as peernas estao a natural…foto 1 tambem clarissima modelos com barriga con linhas e musculos … axilas com linhas pos essas sao as mais claras das fotos que nao vemos isso nas fotos de Paris,Ialia ,Grece , Alemanha entre otra .. Saludos de Espanha
    Josep

  • Amanda Paula Vigato Campos disse:

    Não tem nada de photoshop!
    É mesmo o corpo dela, e parabéns pela campanha! Já está passando da hora de alguém tomar a iniciativa de mostrar para a sociedade que isto sim é beleza! Natural. Não essa coisa de mulher perfeita! Nos dias de hoje, as mulheres tem ficado doentes em busca da perfeição, da beleza ideal, uma disputa rídicula! Não sou contra a vaidade, mesmo porque, nós mulheres somos um tanto vaidosas. O problema é deixar subir a cabeça! Precisamos de equilíbrio em tudo na vida. Uma alimentação adequada, exercícios, bom humor, tudo isso contribui e muito para ser bela…
    Essa busca doidivana pelo corpo perfeito é ridícula!

  • Fernanda disse:

    Eu tbm acho que não usaram photoshop na modelo, mas, pelo cenário, mesmo utilizando os recursos de iluminação, que dão a ilusão de “super ensolarado”, o cenário me trouxe dúvidas. Como por exemplo, nas fotos 3, 4 e 5, onde as nuvens parecem estar beeem carregadas.

  • Wagner disse:

    Deveriam usar… afinal, tá tão perfeita que parece impossível…. deveiram “dar uma estragadinha”… hehehehe

  • rose disse:

    eu acho moda uma delicia, o proplema alguem fala que um esqueleto de biquini tem corpão ai ai me poupe mulher gostosa é mulher cheio de curva bumda coxas grossa se é na praia que mais aparece quantas fotos foram tirada das estrelas sem photoshop na praia faltou mais tesão no anucio

  • Edilson Ghabiru Sperandio disse:

    Luz, locação, modêlo, conceito da marca… tudo muito bem explicito nas fotos. Ótimo

  • Giovanna disse:

    realmente a modelo é linda mesmo com a saliência da barriguinha, mas com fotoshop ficaria maravilhosa e perfeita

  • Renata disse:

    As fotos estão lindas e naturais, bem mais bonito e proximo da realidade.
    Parabéns para marca pela campanha e pelo produto apresentado.

  • Graziele disse:

    Ultimamente com tanta alteração, nossos olhares nem exergam mais o que é real e o que é photoshop … mais ela é linda mesmo e pode ser que não tenha sido alterada mesmo.

    Parabéns pela campanha!

  • Welma disse:

    Ficaram lindas as fotos, gostei da campanha, tem que realmente mostra as pessoas como são realmente. Parabéns – Zero de photoshop.

  • Tiago BUGÃO disse:

    É possível sim, desde q haja um profissional disposto a tira mts fotos e excluindo as q ficarem boas, a tecnologia é pra isso, não ficou boa eclua q ja vem outro click……….antigamente ñ tinham programas e as fotos ficavam perfeitas…..Sucesso a todosssss!!!!!

  • andreia lima de araujo disse:

    ADOOOREI!!! Precisamos valorizar o que temos e aceitar que somos seres “imperfeitos” com diversas tranformações.Mas nem uma delas precisa ser boneco de cera! A modelo não so tem um corpo bonito como tem cérebro bom.Parabens à produção da campanha.

  • raquel disse:

    è possivel, e de uma responsabilidade profissonal,
    pois as fotos são para atrair consumidores que são pessoas normais e inteligentes, e não caem mais no golpe do photoshop, que deixam as modelos como bonecos, praticamente sem vida de tão lisinhas, é feio e irreal essa imagem que impuseram nas propagandas.

  • Nanny Farias disse:

    eu adorei as fotos! e acredito que seja possivel fazer belas fotos sem o photoshop, em alguns casos tem mesmo a nescessidade de usar … mais este ai ta otimo…

  • ODAIR disse:

    A FOTO SEM PHOTOSHOPP REALMENTE É MAIS BONITA. PORÉM, DEPENDE MUITO DA MODELO. OU SEJA, TRAÇOS DO CORPO. EM CONTRAPARTIDA, NOTA-SE, QUE HOJE HÁ UM RETOQUE MUITO ELEVADO. SENDO ASSIM, TENDE A ALIZAR A PELE DAS PESSOAS (TRAÇOS). CONTUDO, PARA COMPOR UMA BOA IMAGEM, ALÉM DE TER UM CONHECIMENTO NA ÁREA, UM BOM EQUIPAMENTO E UMA BELA MODELO… TEM QUE SABER “JOGAR” O PHOTOSHOPP… PRONCIPALMENTE OS FILTROS DE TRATAMENTO DE IMAGEM. AOS QUAIS, “EMBONECAM AS FOTOS”.

  • Welma disse:

    Essas fotos realmente estão bem natural, ficaram lindas. Parabéns.

  • Alessandra disse:

    Se tem manipulacao de imagem foi apenas para realmcar brilho, cor … contraste.
    A modelo é linda mas ate mesmo as LINDAS sao profanadas na busca de algo inatingivel.
    A barriguinha dela é linda, mas em fotos ditas ‘perfeitas’ nao acho que deixariam passar.

  • RAQUEL disse:

    Parabens pela iniciativa das fotos sem photoshop. Assim é a verdadeira mulher e nao as que sao criadas atraves do software.

  • é so notar no cenario em voltao ceu num tem um azul vivo, dando uma enorme diferença entrea a modelo e o céu em questao de luz.. pois o truque de luz que foi feito fikou sobre o corpo da modelo…. e não no fundo do cenario… enfim.. todas essas fotos não foram usadas PS quase não da para perceber pelo fato do truque de luz que vamos confessar esta otimo… parece que foi usado Ps mas num foi…

  • Ana Cláudia disse:

    Lindissíma, é notório que não há photoshop….linda campanha publicitária.

  • maria angela bispo disse:

    se vc tem o programa nao precisa ser um profissional. photoshop caiu do ceu, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.
    FAZEMOS MILAGRES.Experiencia propria
    bjos para todos e abuse e use do PHOTOSHOP

  • Janaina Sepni disse:

    Lindo o trabalho. Difícil ver fotos lindas como essas sem o uso de photoshop. Poderiam aderir novamente ao natural…. Pessoas são pessoas com seus “defeitinhos” naturais….

  • Anderson disse:

    parabéns…. para mim foto manipulada deveria ser proibido pois transforma a meta por um padrão de beleza da opinião pública algo humanamente impossível de ser alcançado… parabéns pela iniciativa

  • Acredito que não tenha mesmo photoshop nas fotos, a modelo tem um corpo lindo e na foto 06, o detalhe de perfil, ilustra isso. Ao contrário a modelo não teria nenhum movimento de músculo aparente, a barriga COM CERTEZA, estaria mais chapada e os frizos de lateral próximo a costela não apareceriam….LINDAS FOTOS!!!!

  • Cristiane disse:

    Eu achei as fotos ótimas e reais, bem melhores!!! Dessa forma a gente vê como o corpo delas(modelos) realmente são, e n sempre do mesmo jeito como a gente vê nas revistas, o q acaba criando tantas mulheres e principalmente adolescentes anoréxicas e infelizes em busca de um corpo q n existe, criado em computador. Parabéns pela iniciativa!!!

  • hellen gonçalves de souza disse:

    Bom é difisiu falar que não teja nenhum retoco pq ta muito bom a imagem e não da pra saber se te retoqui

  • marli mendon,ca disse:

    Confira se é mesmo isto

  • neto disse:

    adorei essa campanha… se a moda pega muita gente iria ficar sem seu emprego heim parabens a equipe.

  • rené disse:

    O que se percebe claramente é a “humanização” das fotos sem aquele excesso de retoques do photoshop, onde se criam seres inexistentes nos exageros do s manipuladores de imagens.

  • rené disse:

    TRabalho há anos com fotografia , e há uns 15 com phtoshop. Essa mulher não precisa de retoques.Até maquiagem parece ser muito para ela.

  • Edi disse:

    É era o que estava falatndo uma campanha assim mais natural… gostei…

  • Adriana disse:

    Com certeza não precisa-se de Photoshop para mostrar um bom trabalho, quantas pessoas lindissimas se escondem atrás de uma imagem robotica de beleza que nós que vemos nem mais nos fascinamos, se o natural e tão mais perfeito e lindo.

    Trabalho maravilhoso, magnifico.

  • Ana Flavia disse:

    Que a modelo é magérrima, isso a gnt já viu, mas q na foto 3 as pernas dela estão brilhantes d+ isso eh fato.

  • disse:

    “Claro que é possível! O photoshop é coisa nova.”

    Só pra começar… Photoshop tem 20 anos! pode pesquisar.

  • mara piedade disse:

    realmente as fotos ficaram lindas,e a modelos tb parece gente…pq ultimamente as fotos de moda principalmente de biquini as modelos parecem com bonecas de plastico..parabens para a campanha e parfa o fotografo

  • Tamires disse:

    Ela é linda, eu so a acho magra demais!

  • Acho a idéia muito boa, assim tem mais graça pra olhar, sabemos que é natural e real e quem esse realmente é o corpo dela. Dessa forma vamos conhecer a técnicas dos fotografos e a organização da empresa. Sem Photoshop vão ter que escolher melhor as poses e tudo… chega desse negocio de que o editor de imagem da um jeito no software.
    Vamos o potencial de cada empresa que trabalha com fotos sem o Photoshop. E vamos ter realmente mulheres lindas pousando…. porque com o software qualquer um pode pousar para revistas.

  • vania disse:

    Parece bem natural, mas ai entra a o lugar q e lindo, a luz natural, o talento do fotografo, e da pra ver q a modelo foi TODA maquiada tbm! mas e legal ver “gente de verdade” ficou lindo o q prova q umas dobrinhas, uns musculos aparendo nao tira a beleza de ninguem!!

  • jonatas costa disse:

    Realmente na modelo parece nao ter photoshop, mas creio que rolo uma correçao no master da foto, um ganho de contraste ou um levels.
    apesar que uma otima lente e um sol desses ajuda muito.

    Otimo Trabalho realmente com ou sem PSd

  • Thais Taylor disse:

    Adorei!
    Tai uma coisa original de bom gosto!
    campanha linda, e corpo maravilhoso!

  • Telma Granja disse:

    ALELUIA!!!que saudades tenho de fotos naturalmente naturais!!!Parabéns!

  • Renata Peixoto disse:

    E daí? Até parece que o único truque para fazer uma foto ser muito melhor do que o objeto fotografado é o photoshop! Há manipulação de luz, maquiagem, escolha do ângulo que esconde as imperfeições e do que realça a beleza da modelo e das peças que ela está usando. PERFEIÇÃO? não existe, o que não diminui o fato da Michela ser linda, porque isso é inegável, assim como é ingável que a porcentagem das mulheres brasileiras com o corpo tão economico de curvas é inexpressiva, e,no entanto, as roupas lindas parecem que só são feitas para elas! Eu tenho dinheiro e sou uma mulher gostosérrima, satisfeita com o meu manequim 42, num jeans apertado e 1.70 de altura. Não tem estilista querendo vender peças modernas, sensuais e lindas para mulheres que, como eu são deliciosamente curvilineas e podem pagar?

  • HH disse:

    SIm as fotos estão ótimas mas concerteza tem photoshop nisso.

  • Olhando essas fotos assim, nao dá pra notar que há edição.. como já disseram, são truques de maquiagem e iluminação ^^ nao é uma coisa dificil… é que cada um tem seu olhar.

  • silvana disse:

    bom,e td bonito e lindo,mas eu so acredito vendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • antony disse:

    iiiiiiii;)

  • Vivianni disse:

    Eu achei sensacional! Eu acredito que não tenha photoshop, mas se tiver me pegou, pq estou achando ótimal. É comum o truque de luz e make-up, assim mostra a naturalidade da imagem. Bela campanha!

  • Gabrielle Rodrigues. disse:

    Ela não tem defeitos, não é necessário qualquer ajuste.

  • Ligia Tavares Teixeira disse:

    Mas ela é linda, nao precisa de fotoshop!
    Sou a favor do fotoshop. Se voce nao é linda como a modelo Michela Cruz, entao tem que recorrer mesmo a estes artifícios de manipulacao de fotos para tentar vender sua imagem. Ou entao, teríamos pouquíssimas fazendo fama.
    Mas as verdadeiras merecem palmas como a Michela Cruz.
    E que maravilha ver a natureza nua e crua que o mundo tem para oferecer!!!
    Parabéns por retornas às origens….

  • antony disse:

    ehuehue.. eu trabalho com edição de imagens a 10 anos, essas fotos estão com os tons totalmente seprados e distindos… a modelo n sofreu “retoques” mas muitos truques de iluminação e sombras utilizados no photoshop q n são possiveis fazerem com cameras.. agora o cenario ta todo modificado.. lamento mas é pura balela!! mais pra chamar atenção pra campanha do q pro assunto em fim!

  • Raquel disse:

    Acredito que usaram apenas nas pernas, acho impossivel a pessoa não ter nem uma manchinha sequer nas pernas…

  • Patrícia disse:

    Eu acredito que não tenha retoque algum.
    Pois quando as fotos estão ‘photoshopadas’ dá pra perceber.. as modelos ficam parecendo bonecas de cera, como disseram; tiram toda a beleza e criam um padrão de pele lisa e perfeita (fora os que já foram criados né) sendo que é impossivel na vida real ter uma pele de photoshop né..

    parabéns pelo trabalho, pela modelo.. linda!

  • vinna disse:

    Na boa nao acredito…impossivel um corpo sem nehum furinho…rsrsr ela é linda sim, porem um ser humano……

  • Leo disse:

    Não entendi a foto 6 se o sol esta vindo da frente como a sombra tambem esta ??

  • Rafael Jônatas disse:

    Tem algum grão na pele dela?
    Tem poeira…

    Não tem? Então está td ok…

    Realmente uma foto natural é maravilhosa.
    Menos as minhas e de muitas outras pessoas por aí. kkkkk

    Concordo com vc Eidia…

  • Thassya disse:

    sem comentários, lindas fotos e realmente verdadeiras como deveria ser…

  • marlon disse:

    A foto parece estar pura sem cores ,parece não ter usado o photoshop mais sim outro editor de imagens.

  • Ricardo disse:

    Adianta não usar photoshop e por uma magrela musculosa… alias, sinceramente, poucos homens com que converso veem a necessidade de um crpo malhado para mulher ou de photoshop numa foto. Preferem mulheres mais naturais…

  • Barbara disse:

    ctz q nem usaram . olha a barriga dela na primeira foto ficou bem estranha .. mais nas outras ficaram bem lidas .. SIM fotos sem photoshop são melhores mostram quem somos realmente.. e mostra q não é o mundo tecnológico q manda em nós e sim nós q mandamos neles :D

  • muinto legal fico massa luz boa natural da naturesa ela e linda fi dez..

  • paulinha eventos . disse:

    amei as fotos e de dar inveja mas ela merece esse é minha conterrania parabens michela pelo seu trabalho e uma otima campanha .

  • SERGINHO INNACCIO disse:

    GOSTARIA DE SABER ONDE ESTA ESSA BARRIGUINHA MALHADA??? SINCERAMENTE A BARRIGA DELA ESTA FALCIDA E COM UMA LEVE TIRA DE BACAN, E AINDA O JORNALISTA QUE ESCREVEU A MATERIA DIZ UM SENHOR CORPO. ME DESCULPE, MAS JA VI CORPOS MELHORES, DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA… ELE É LINDAAAAAAAAA

  • Xila disse:

    é meio complicado dizer se tem ou n… mais eu vo te fé q n tem… num custa tenta acredita… acho q n tem n

  • Parabéns para a equipe de markiting da Lua Morena pela iniciativa, em tempos de photoshop onde profissionais esquecem de enfatizar a própria natureza e a criatividade, o fotógrafo Piero D’Ávila foi muito feliz e talentoso na realização do ensaio que mostra como é possível realizar um bom trabalho sem o programa de edição de imagens.

  • Alex Heinrichs disse:

    Abaixo à essa campanha!
    senão vai dar muita gente desempregada..^.^

  • Daniel disse:

    Eu sou fotografo e faço muitas publicidades, casamentos, aniversario…. so uso photoshop se a pessoa pedir, e olhe lá o que pede… Utilizo para tirar uma mancha de pele que saira naturalmente, mas nao tiro sinais que a pessoa levara para o resto da vida. Antigamente, alem dos truques de iluminação e pose, havia truques de negativos cortados, uns sobre os outros… e por ai vai… Esse trabalho ficou otimo.

  • Ana Moura disse:

    Quem é amante da fotografia sabe que a arte de fotografar dispensa o uso do photoshop. Essas fotos valorizam o excelente profissional por trás das lentes, além da belíssima modelo capitada por elas. Parabéns aos idealizadores da campanha.

  • Flore disse:

    Axo patético demais
    é como regredir no tempo
    nao se fazem mais corpos atraentes como antigamente
    coca-cola faz isso aí mesmo

  • Arthur disse:

    Po essa mulher é raquitica

  • Maah Nunes disse:

    Eu já mexo com tratamento de imagem a algum tempo por espotividade e posso perceber que parecem mesmo não contar com o magnífico PHOTPSHOP, porém as fotos contam com ângulos estratégicos, como o fato de a modelo estar de longe na grande maioria das fotos o que “maqueia” qualquer possível retoque que talvez a modelo precissasse. Pode-se focar tb, que as modelos utilizam na fotografia outros recursos. ou seja já existe alí elementos como a maquiagem corporal, as luzes usadas já são pensadas na intenção de criar um aspecto já “maquiador” na imagem. Agora como disse a reportagem, esse “slogan” quer chamar a atenção para a não utilização do photoshop, mas vale pensar que esse “tiro pode sair pela culatra”, pois ao olhar a foto nós paramos pra apenas procurar erros no corpo da modelo ou algo que ao menos possa parecer um retoque de ferramenta e “esquecemos” é claro no que concerne à propaganda em si que é divulgar a marca e seus produtos. (EU mesma olhei as fotos e nem reparei ao menos na cor dos biquinis, apenas procurei pelo PHOTOSHOP) =)

  • Rosi Rodrigues disse:

    q saudade d fotos ao natural!
    fik tão + original, + elegant. Ta
    na hora d voltarmos ao natural,
    é tão + bonito…lindas fotos!
    ÓTIMO TRABALHO! PARABENS!

  • Ana Maria disse:

    como fotografa posso garantir que não a photoshop na foto,mas reparem que a modelo está bem posicionada de uma forma em que não apareça muitos os detalhes de corpo e tal,uma ou outra foto que ela aparece mais proxima ,mas nas outras fotos ele valoriza mais o cenario,fazendo assim nossa visão ver uma imagem perfeita.

  • ariane disse:

    eu acho que sim pois e so o jeito de tirar a foto

  • Eu estou ocmeçando a fotografar e coloquei umas fotos sem pothoshop no cd pra uma cliente, ela endoidou… E sinceramente as fotos ficaram lindas! Mas ela queria que tirasse barriga, diminuisse nariz, mudasse a cor… Enfim, frustrante!

  • lucia disse:

    Agora sim um corpo bonito e DE VERDADE
    o que é que tem demais mostrar uma curvinha aqui outra ali.PARABENS!!a campanha ta linda.

  • laura disse:

    olá eu trabalho com photoshop…acredito que não tem mesmo…tem até aquela , “diremos flacides ´´pequenina na lateral próxima da costela o que é natural em alguem tão magrinha…mas com certeza essa não precisava de photoshop ela é maravilhosamente linda!!!!!boa campanha adorei todos deveriam aderir a esta campanha quem sabe assim as adolecentes ficarião mais felizes….elas acreditam em revistas!!!!

  • manuela disse:

    Pode até não ter photoshop, mas 1 kl de maquiagem tem sim!!!

  • Italo Miguel disse:

    Realmente não tem Photoshop, pois trabalho com manipulação fotografica. Poren tem muitos detalhes que algums nao conseguen ver. Como os Truques de Iluminação, a pele Oleosa entre outros fatores. As fotos na minha opinião estão Otimas, pois é muito raro ver Fotos que nao use Photoshop para tirar uma mancha ou até mesmo modelar os corpos de modelos. Parabems pela iniciativa de Fotos sem Photoshop!

  • Bete Monta disse:

    Parece, realmente, que não teve retoques…
    Interessante o conceito de fotografia voltando às origens, afinal, vale lembrar que o pricípio básico da foto é luz x sombra…
    No entanto… tbm vamos comentar que não dá para analisar acertos mais precisos como pelos e espinhas com a resolução de internet.

    enfim… fotos bonitas. Me fez lembrar dos bons cromos, de poesia em imagem… de qndo ficamos com uma foto montada 3 dias esperando revelar para puxar 1 ponto… de ajustes por meio de polaroide! tudo era uma revelação!

  • Sirlei disse:

    Quero ver fazerem uma campanha sem photoshop com a Preta Gil, aí sim quero ver

  • Alisson disse:

    Bom.. Pode até ser que não usaram photoshop no corpo da modelo, mas na foto 03 eles usaram um filtro que dá esta tonalidade degrade que parte do azul mais escuro e vem clareando até o centro da foto. se eu estiver errado e o céu no Jalapão for realmente deste azul inacreditável, eu quero morar lá!

  • Flávia disse:

    Pode ser, afinal a modelo não parece saudável…fala pra ela comer uma carne, que ela ta puro osso.

  • Saori disse:

    Eu acho que eles fizeram um photoshop pra não parecer que é photoshop! Essas pessoas estão tão loucas que eles querem o natural sim, mas o natural feito através de aparelhos da última geração!!! Igual essas revistas femininas toscas que ensinam fazer um look natural ( porque está na moda, look natural) usando chapinha, secador, mousse, difusor, aspirador de pó e etc, pra ficar com o cabelo igual de uma menina morena que se banha em algum rio e deixa secar as madeixas no meio da poeira e do sol rachante. Mais anti natural que estas fotos, impossível!

  • Cristiane Ceccato disse:

    Pelo que já vi de foto, acredito que não…pois as modelos de hoje em dia não possuem mais nem axilas… e ela as tem!!!

  • Neile Maria disse:

    é está lindo mesmo. Eu queria conferir era fotos de modelos redondinhas, mas reais … ai sim ficaria mais real ainda.

  • viller disse:

    eu trabalho com photoshop e vejo q as fotos sao muito boas, mas sim existe um pequeno retoque na locoraçao…embora pouco!

  • Lucélia Guimarães disse:

    é parece mesmo sem truques de photoshop. os musculos dela estão mt evidentes, as texturas, a tonalidade da pele no busto. ta bem natural mesmo, mt legal

  • MARIA DO CARMO disse:

    Até que enfim uma campanha “sem Photoshop!”
    Sou fotografa a mais de 13 anos e antes o mérito das fotos era do fotografo…. e hoje quando fazemos uma linda foto natural as pessoas já da o mérito ao photoshop e esquecem a Arte da Fotografia…. gostei da campanha…continuem pois só assim os fotógrafos seram mais valorizados pelo trabalho..
    Mas …. eu também tenho que usar photoshop! é moda!

  • érica disse:

    Ela é linda é realmente pra que usar photoshop em alguém assim, se tem ou não, bem sei lá,mas enfim a maior parte das fotos foi clicada de longe talvez em outro tempo eles dariam bastante destaque pra bunda é etc…..
    Um super apoio pra essa onda….
    Diga não ao photoshop, viva a realidade.

  • Ana Carolina Fonttes disse:

    Nossa , as fotos realmente estão lindas , ameii as fotos & também , com fotos maravilhosas como essas não precisava de PhotoShop né ?
    Ótimo trabalho !

  • Amanda disse:

    Realmente a modelo é lindissima e as fotos ficaram muito bem feitas! Se està sem fotoshop eu dou meus parabéns!

  • jois disse:

    Tirar fotos com uma otima camera.. nessa distancia.. com uma modelo de corpo quase perfeito eh facil, qro ver as fotos tiradas de perto, de rosto.. fotos feitas pra revistas sem photoshop

  • Mauricio disse:

    Sim para um pessoa magra como ela não tem necessidade de photoshope. Fotografe um mulher de Nadegas grandes e grandes pernas

  • bruno araujo disse:

    hoje em dia naum precisa de photoshop depende da pessoa do estilista e da maquina….

  • Karley Augusto de Moura disse:

    Manipulo imagens há alguns anos, posso afirmar que o photoshop é grato com imagens problemáticas, ou no caso uma modelo problemática. A Britney Spears por exemplo, o photoshop como todos ja viram faz um imenso favor a ela, com todo respeito.

    Karley#13

  • Marina disse:

    Eu acredito que não tem PS na fotos mesmo. Os detalhes da “elevação” dos ossos na barriga, por exemplo, certamente seriam corrigidos se usassem photoshop. Mas é claro: maquiagem já ajuda e muito a vida de um fotógrafo. Conseguir uma foto realmente boa com uma mulher bonita dessas e ainda por cima produzida não exige muito, não é?! Belíssimo trabalho, apoio totalmente (apesar de trabalhar com edição de imagens, kkk)

  • bruno araujo disse:

    hoje em dia num precisa de photoshop depende da pessoa e da maquina…..

  • vivian disse:

    Com um Corpão desses eu tiraria foto até do lado avesso… Show Parabéns pela campanha…

  • marli disse:

    as modelos ccom photoshop parecem bonecas de cera é demais nao existe uma pessoa sem sinais de expresao,as ficaram muito lindas .

  • Alan Dorzbächer disse:

    AAh, um máximo!
    ótima iniciativa, estou mesmo cansado de ser enganado.
    abusam de photoshop! nas modelos é até aceitavel, mas e as campanhas que photoshopam até os produtos????

  • César Augusto disse:

    Conheço modelos em que não se usa esse programa, mais nessa foto numero 6 tem photoshop sim! nessas partes onde brilham, esta um brilho embaçado!!! Trabalho com Photoshop a 12 anos!!!

  • laanaa disse:

    ahh se eu estivesse um corpinhod esse…uui seria muito bom amis que peena que me nao tem se nos aqi podessemos de ter cada um um corpo que desejara..nossa nao esxistiria gente feia nesse mundo mais deus que escolhee e ele escolhe so melhor para nos .
    paraben para a campanha continuem assim vc modelos estao linda estao de parabem por terem estes lindos corpichos! bay ate uma hotinha aee

  • cida disse:

    até parece que ela precisa disso?

  • Clarissa de França disse:

    Of Courseeeeeeee! Essas fotos estão lindas e muito naturais! Nada como um cenário perfeito, uma modelo linda, e uma boa maquiina de um bom profissional!!!! Ficaram perfeitas! E sem photoshop, vale ressaltar! Demais! :)

  • luciene disse:

    até eu sem fotoshop ficaria melhor ainda rsrsrsr….mais ficou bacana

  • amanda disse:

    eu adorei , particularmente , pra mim colocar efeitos em fotos não é nada de mais , porém as fotos que mostram a beleza natural da pessoa fica lindo tambem .
    amei as fotos , linda modelo . Parabéns !!

  • Jhuly Raianne disse:

    Não acho que usaram nada..Pois aparece alguns pefeitinhos nela..E quando se usa Photoshop a modelo naum fica com nada amostra fica bem lisinha..Acho que estão falando a verdade :)

  • Lia disse:

    vi as fotos ficaram muito bonitas,acho que não tem photoshop..pois como falaram as modelos ficam parecendo bonecos de cera…muito artificial mesmo…mas maquiagem ..luzes….isso tem …queria ver fotos tiradas ao natural mesmo..como as que eu tiro na minha câmera…beijos…legal a matéria ..parabéns !

  • Thiago disse:

    Pode não ter photoshop, mas que precisa ninguém pode negar, pois está mulher está precisando engordar um pouquinho hen ela que não se cuide para ver.

  • Leticia Brito disse:

    Bom, trabalho com esta marca de biquini na minha loja, e posso garantir não tem photoshop ou programas do tipo. Com o catálogo na mão vc nota pequenas imperfeições naturais de qualquer pele, mas dona de um corpo desse e de uma pele desta, com um bronzeado mara… quem precisa de retoques?? Pena é que com a banalização da beleza hoje isso é cada dia mais raro, a beleza natural e feminina está se perdendo, e estamos cada dia mais “barbies” e menos gente!

  • lucia aguiar disse:

    É… mas ñ é pr qualquer uma!!!

  • mary disse:

    o corpo dela é muito magro e as roupas horriveis. minha opiniao bjus

  • SMASH disse:

    Nossa! como fico feliz em ver isso!!! Pode ser que seja o fim da “ditadura do corpo perfeito”, esculpidos por photoshop e que enlouquecem as mulheres de curvas mais grossas..PARABÉNS , aos que tiveram a iniciativa…é bom ver que nesse meio existem mulheres de carne e osso, mesmo que mais osso!!!(brincadeira!!)

  • gisele disse:

    com certeza não tem fotoshop nessas fotos………
    existem muitas mulheres com corpos lindos como
    essa… e modéstia parte eu tbem fiko muito bem nas fotos que eu mesma tiro e saem todas perfeitas pq eu tenho o corpo em forma………
    então…….. é possivel sim rsrsrsr

  • Larissa disse:

    Eu concordo que não usaram photoshop, mas e a maquiagem? pó bronzeador,iluminador… tem gente q passa isso nara uma boa propaganda

  • mariana disse:

    talvez tenham usado o photoshop pra mexer com o contraste e com a cor, mas sem a intenção de retocar o corpo da modelo…que é perfeito assim mesmo! achei ótimo!

  • Kleudson disse:

    Parece que não tem mesmo (embora tenha truques de maquiagem e iluminação).
    Tirando isso, Gostei e Aprovo a Atitude Dessa Grife, Poois no mundo de hoje em que as pessoas se enchem de maquiagem e retoques, acabam esqueçendo o que é a BELEZA natural. PARABÉNS a Grife

  • Bárbara disse:

    aai eu achei natural a foto .. mais a modelo tbm com esse corpo magro desse jeito, é claro qe não vai ter celulites, strias e tals ..mais mesmo assim parabéns, tão lindas as fotos! (:

  • Marisa disse:

    Um belíssimo trabalho!
    Adorei ver a pequena saliência na parte inferior do abdômen da modelo, isso me fez ter certeza de ela é uma mulher de verdade

  • Rodrigo disse:

    procurem pesquisar a idade do Photoshop..ele é velho…não é coisa nova…e usar essas modelos “sem corpo” exige o uso exagerado do photoshop…mas essa modelo tem um corpo lindo! hehe

  • morgana disse:

    Nessas fotos não dá pra ver tão bem, mas no catálogo é possivel ver todos os “defeitos” da lindíssima modelo: bolinha de depilação, celulite, espinha.. Não que ela tenha vários, mas coisas comuns, que só uma boneca de photoshop não teria. Parabéns à Lua Morena.

  • Gaby disse:

    Acho que não usaram photoshop nessas fotos!
    Tá pra ver os musculos da modelo, e claramente sua batata da perna, o que não se ve nas fotos que é usado o photoshop!
    Adorei a campanha, pois concordo com a colega acima de que as pessoas ficam parecendo bonecos de cera com ele!

  • henrique disse:

    Marvilhosas as fotos!
    Não Precisa de photoshop… apenas uns quilinhos a mais para a modelo.
    grto

  • BIONCE disse:

    bem que podeeria ter um fotoshop sim pois ela e muitooo magra ate d+ so ta o coro e o osso

  • Maria disse:

    Cara sou precipiante na área de fotografia, achei as fotos otimas tudo de muito talento. Parabéns. MATE de SP para Fortaleza.

  • Fabiana disse:

    Parabéns pela iniciativa! As fotos ficaram lindas, os biquinis também – excelente campanha!!!

  • ismael disse:

    tudo que é natural é mais bonito,Parabéns!

  • bianca disse:

    ta na cara que nao usaram photoshop, alias, tem varios musculos indiscretos nas fotos…
    mas isso é bom pra mostrar que ela é como qualquer uma de nos e que mesmo sem photoshop podemos arrasar, adorei *-*

  • Renata Be. disse:

    Um corpo belo, porém possível. Poses inteligentes, ótima iluminação, uma encolhidinha de barriga acolá…um trabalho artisticamente mais trabalhoso para o fotografo (p/ a modelo idem, creio) mas com um resultado que segura bem o slogan em questão. Bem bom!

  • Sara Kate disse:

    Adorei a campanha, todos estão de parabéns. As fotos ficaram lindas, a modelo é linda e merece todo o aplauso por aceitar fazer a campanha sabendo que seria sem photoshop. Ela confia no taco dela. Talvez seja a hora de fazer um desafio para as modelos e para os fotógrafos. Quem se arrisca a fazer fotos sem truques?

  • Ju disse:

    nesta distancia toda foto fica bonita. P q nao fotografam o rosto dela de perto?

  • Otávio disse:

    Na terceira foto tem photoshop com certeza.

    Mas parabéns para as outras fotos, viva a beleza natural!

  • Kathleen disse:

    Ficaram super naturais mesmo, photoshop é o bom mas o problema é que usam e abusam dele, e faz com que as modelos parecam um bebê, realmente essas fotos ficaram fantasticas.

  • renata disse:

    Olha a diferença do tratamento dessas fotos para a gisele no banner da hope…

    A mulher mais linda do mundo conseguiu ficar estranha com o excesso de photoshop q puseram nela! Olha a cara da Gisele, infelizmente detonaram a moça

  • renata disse:

    AMEI!!! Dá até para ver uma leve barriguinha (maldade chamar assim) na foto 06…

    Excelente para mostrar q, mesmo q vc seja magrinha, não dá para ficar sem recheio – intestino, estômago e afins estarão ali mesmo q vc pese 45kg!

    Amei os ossos de fora da foto 01 – afinal, fora do photoshop, não existe magreza sem osso.

    Tá linda, magra e natural! Super a favor da beleza real! (não aguento mais tentar ter aquela pele de boneca de porcelana feita com photoshop)

  • Juúh disse:

    Acho que não tem photoshop mesmo, só usaram as tecnicas de iluminação e tals, mas sem retoques. E ficaram otimas, os biquines tambem estao lindos. E se reparar bem, na ultima foto, que aparece a lateral da perna, da pra ve umas poucas marcas de estria… (ou eu que vi demais)..

  • Joana Cegala disse:

    Adorei a campanha, a modelo, o caminho é por ai, e faço menção ao comentario da Fernanda Arantes, uma modelo maravilhosa, com uma coleção maravilhosa, se tivesse photoshop, aquela barriguinha, não estaria tão saliente; parabens pela campanha, e bom que essa era termine…

  • Teca disse:

    Ficou show de bola essas fotos dela, mais……. fico um pouco na dúvida se tem ou não photoshop……… Enfim, ela é lindona mesmo, parabéns.

  • Fernnanda disse:

    Eu descordo!!! Pode até haver truque com luzes, “otimo” fotografo… mas ainda acho que o photoshop ainda está lá(…) principalmente na 3ª foto. Pode até ser retoques minimos, mas tem. Porém ainda assim um lindissimo trabalho!!!

  • eles estão de parabens pois o photshop tira o encanto natural de cada pessoa concordo que ficam parecendo bonecos de cera

  • Mariana disse:

    Legal! Também trabalho com fotografia e essas parecem bem naturais. Acho que um tratamento de brilho, contraste e níveis de cores em geral pode ter sido feito (dá pra ver pelo cor do céu), mas não acho que as curvas ou a pele da modelo tenha sido editada.

  • Eduardo Marques disse:

    Eu tenho medo dessa coisa de “campanha sem photoshop”. Estão é aumentando o padrão de beleza, em vez de diminuir.

  • Kátia disse:

    Show de bola!! Tem uma empresa que exporta biquines chamada Popô Brasil que também adota o não Photoshop nas fotos. Acho bem original essa proposta.

  • Rubens disse:

    Bom,a respeito se com ou sem Photoshop, sinto informar que da maneira oferecida para analisar as imagens não dá para ter precisão do resultado.Trabalho com fotografia e sou fã do Photoshop e contra o excesso dele.
    O programa auxilia e não transforma ninguém em uma Gisele,porque traços é um conjunto estrutural da genética.

  • As melhores fotos de minha empresa foram feitas há mais de vinte anos, sem os recursos de photoshop.

    Estas são fotos estáticas, com o objeto na condição de estátua. A iluminação com o recurso de rebatedores do reflexo solar, dão ao corpo este brilho.

    Infelizmente não há alguma novidade na coleção, suprida pelo cenário exuberante. Até mesmo as estampas são reedições do anos 80 e 90.

    É! Vou ter que voltar a trabalhar para o Brasil retomar a condição de criador de moda praia.

    Nestes anos que estive em outra função ficamos apenas vivendo o passado.

    Abilson Menezes

  • Um homem comum disse:

    Agradeço a CLÉO PIRES que iniciou o movimento anti-photoshop e faço um apelo : chega de photoshop, chega de hormônios, silicone, DR. RAY, etc. !!! Nós homens (pelo menos eu) queremos ver, conhecer, se envolver com mulheres “naturais’, “humanas” e não robóticas, anabolizadas, photoshopzadas! Nós gostamos de uma barriguinha, uma celulitezinha, se o cara não te der valor por motivos fúteis: “pé na bunda dele !!!!”

  • Denilson dos Santos Vicentin disse:

    Desculpem-me, mas para essa modelo chamar minha atenção teria que ganhar mais uns 5 kg. Esses ossos à mostra não estão com nada.

  • Andreia disse:

    Bem melhor… um exemplo para todas as outras marcas…

  • jurair disse:

    Verdade esta foto não tem, afinal ficou a barriguinha, as penas finas, a sombra de músculos e a falta de um bumbum, parece incrível mas os recursos fazem tudo isso, muito mais que tornar a pele de seda como estas tvs de plasmas com imagens aveludadas.. Particularmente prefiro estas fotos reais, pelo menos esta mulher existe mesmo, e é gata .rsrsrs

  • tailyn fanny lopes de freitas disse:

    na verdade acho qe photoshop, nao tem nenhum corpo mesmo, a mulher ai é muito linda. e as fotos ficaram perfeitas! melhor mostrar o que é verdadeiro, aprovado a campanha de biquines ta lindoo mesmo. PARABENS

  • Rodney Rodrigues disse:

    As fotos tao muito abertas!…Mas o formato das fotos tao em JPEG!” limpas” sem photoshop

  • Bunny disse:

    haha duvido q nao tenha fotoshop!

  • Wagner Martins disse:

    Trabalho com manipulação de imagens na modelo não foi mesmo usado o photoshop com seus poderosos filtros, mas com certeza foi utilizado para ajustar o tom de cores.

  • Mari disse:

    Elas parecem naturais, e provavelmente são, agora, porque alguém como essa modelo precisaria de retoques?! Só se for para fazer os reles mortais sentirem-se mal com os corpos que tem..
    E fica fácil fazer um biquini ficar bonito em uma modelo, que tem o corpo perfeito, agora coloque uma mulher mais normal, para não dizer gordinha, para fazer as fotos, e ai poderiamos ver se o biquini valoriza a mulher deixando-a bela sem retoques.

  • Eu fotografo e sou contra correções pelo Photoshop. Afinal, toda pessoa tem sua beleza. E se o fotógrafo souber aproveitar, não tirando o mérito de um ótimo maquiador, fotos maravilhosas como estas podem surgir. E para não dizer que não recorro ao PS, ajusto só brilho e contraste! Acho muito válido o Photoshop Free!

  • Fabiane disse:

    Parece que não tem mesmo. De qualquer forma acho ótima a idéia de voltar ao natural, real. Estimular as pessoas a acharem o real belo novamente. A idéia da perfeição criada pela mídia torna os padrões muito exigentes e cria frustações nos relacionamentos quando não se encontra a perfeição idealizada.

  • janete rojas disse:

    a coisa mais bonita é ser natural, pois retrata a verdade da mulher brasileira

  • socorro disse:

    parece-me que a modelo tem realmente esse corpo, sem retoques, talves, os retoques tenham sido na iluminação, já que no ambiente fotografado tem muita luz…é no deserto do Jalapão, pedaço aqui do Tocantins.

  • Iluska Albuquerque disse:

    As fotos estão lindas a modelo é maravilhosa.
    Ela podia tirar essas fotos em Dois Rios Ilha Grande minha praia.
    Beijocas.

  • Ed disse:

    O máximo de PS deve estar no equilíbrio de luz e tal. O resto, de manipulação não vi nada. Muito bom. A modelo é linda.

  • Milla disse:

    Como assim “dona de um senhor corpo”? Por acaso gente desnutrida e raquítica eh bonito??? Sinceramente, as garotas de hoje sao influenciadas por péssimas opinioes do tipo “senhor corpo”.

  • Maitê disse:

    É…parece que n usaram photoshop mesmo! Concordo com os comentarios acima. Ultimamente as modelos ficam lisinhas, sem uma curvinha, sem musculos…e por ai vai…igual bonecos de cera, como disse Andrea.
    As fotos ficaram otimas…campanha linda…biquines tb!!! Otimo trabalho!!!

  • Fernanda França disse:

    Acredito completamente. Em tempos de photoshop ela teria a barriga mais sequinha ainda e provavelmente figuraria sem umbigo. ;-p

  • Gisa Carvalho disse:

    Com um corpo desses, a pessoa não precisa mesmo de photoshop!

  • Andrea disse:

    eu já trabalhei com manipulação de fotos e essas realmente estão parecendo MUITO naturais. porque a gente consegue ver dobras, texturas e diferenças de cor no corpo da modelo… coisas naturais e lindas que hoje, infelizmente, não vemos mais. todos parecem bonecos de cera com photoshop!

  • @du_sancho disse:

    Bom na verdade fica bem dificil falar q nao tem nem um retoqu, na imagem 3 parece que tem sim..mesmo sabendo q com uma otima camera é possivel deixar a imagem quase perfeita! mas realmente a modelo tem um corpo lindo, boa campanha!

  • Parece que não tem mesmo (embora tenha truques de maquiagem e iluminação). Se tivesse a barriga dela estaria lisa, não musculosa desse jeito

  • eidia disse:

    Claro que é possível! O photoshop é coisa nova. Milhares de pessoas foram fotografadas ao natural e tem fotos lindas. Existem truques ótimos, como o da luz. Marlene Dietrich fazia sua própria iluminação pros filmes e fotos. E usava malha cor de carne. Danadinha!
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas