Wayuu, a febre colombiana que contaminou o mundo

24.01.2014

A Colômbia entrou de vez pra rota badalada do turismo mundial. Com isso seu artesanato também está com tudo, especialmente quando se fala nas bolsas supercoloridas feitas pelo povo Wayuu, original da península de La Guajira, entre o país e a Venezuela. As Wayuu bags, como são chamadas nos sites de compras, viraram febre: elas têm formato de bolsa-saco e são feitas de lã ou algodão em teares de madeira, com padronagens geométricas e cores contrastantes. Hoje são vendidas nas ruas ou em lojas que, vendo o sucesso, criam bordados em cima das padronagens, cobrando mais pelas peças. É tão hit que, mesmo comprando “da fonte”, tem muita versão chinesa sendo vendida no país a preços bem menores do que os das originais…

Veja também a galeria com opções de bolsas-saco

No Brasil e no mundo elas somem rápido das lojas virtuais, mostrando que a demanda é mesmo grande. Uma das 1ªs a sacar o potencial foi a Muzungu Sisters, de Dana Alikhani e Tatiana Santo Domingo, especializada em garimpar produtos étnicos ao redor do mundo e, é claro, cobrar pela “curadoria”. Tanto a Muzungu quanto a também gringa Wayuu Mochila Bags entregam pro Brasil. Há também a Wayuu Tribe, que além de entregar aqui pode ser encontrada – quando não esgotada – na Nag Nag, do Rio.

Também dá pra encontrar as bolsas online no Style Market (eles importam as peças da Miss Mochila), Avec Love Store, Bendita Benedita e E-Closet. Blog LP fez uma seleção com preços e imagens pra te dar o roteiro de compras do acessório que tem tudo a ver com o verão brasileiro – confira na galeria!

Adriana Barra: (11) 2925-2300
Avec Love Store: (11) 99594-8274
Bendita Benedita: (11) 3567-8107
E-Closet: (11) 2307-0221
Muzungu Sisters: info@muzungusisters.com
Nag Nag: vendas@nagnag.com.br
Style Market: (11) 3078-7255
Wayuu Mochila Bags: wayuumochilabags@gmail.com
Wayuu Tribe: info@wayuutribe.com

Tags:                    

Compartilhar