Os tênis de couro feitos à mão da Bang!

30.12.2016

A Bang surgiu da necessidade do Felipe Eloy (diretor criativo e fundador da marca) de comprar tênis. Colecionador desde os 17, ele sentia uma carência no mercado em relação aos tênis de maior durabilidade e acabamento – os que existiam eram de fora e supercaros! Felipe conta que batalhou muito pra conseguir criar a Bang: “Vendia camisetas no cursinho pré-vestibular, que eu mesmo produzia. Fiz dois anos e meio de Design de Moda na Belas Artes e hoje estou terminando a faculdade de Administração!” Mais da metade do processo de produção é interno e Felipe quer tornar o tênis de qualidade acessíveis pra todos.  Não esquece de conferir as fotos na galeria mas, antes, dá uma olhada na entrevista abaixo:

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Quais materiais são os mais utilizados na produção dos tênis?
Pro cabedal, o material mais utilizado por nós é o couro. 90% da produção é em couro, variando as texturas e gramaturas. Na nova coleção, lançada em novembro, enobrecemos o neoprene mixando-o com o couro. São dois modelos com estética clássica de um corredor, mantendo nossa essência premium.

Por que o nome Bang Footwear?
O nome Bang foi escolhido por diversos motivos, entre eles a pronúncia fácil; curto, simples pra ser lembrado. O próprio significado é traduzido pros tênis: queremos que cada lançamento seja um BANG!

Como é o processo de inspiração pra criar?
Vem de muita pesquisa. Focamos em primeiro lugar nos clássicos italianos. Como nossos tênis são todos feitos à mão, não há lugar melhor pra pesquisa em se tratando de materiais utilizados, processo de montagem, um pouco de história e muita paixão. Feito isso, reunimos os materiais e fazemos muitos desenhos em cima de silhuetas já existentes, e nessa parte é a hora de imersão, de viajar na criação. A partir disso que saem os modelos exclusivos que criamos! Ficamos de olho nas tendências globais, claro, mas sempre trazendo pra essa pegada mais “classuda” e juntando a moda de rua.

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Quem você gostaria de ver usando uma peça sua?
Alguém que ame tênis tanto como nós. Sabemos que tem muitas pessoas que amam tênis, portanto ver todas essas pessoas usando Bang, falando e indicando seria uma verdadeira realização. Mas se fossemos escolher uma personalidade, gostaríamos de ver nos pés de Nick Wooster [fashionista americano que já trabalhou em diversas marcas e lojas, de Bergdorf Goodman a Calvin Klein]. NW carrega toda essência da marca, ele é clássico e ao mesmo tempo moderno, e é isso que a gente quer passar pra nossas criações. Além dele ter desenhado uma coleção-cápsula pra uma marca de tênis da qual admiramos e nos espelhamos muito, inspirado nas Olimpíadas!

Em termos de sustentabilidade, o que vocês fazem pra diminuir o impacto que a indústria causa nos dias de hoje?
Fazemos questão de comprar couro em uma única empresa. Essa empresa está listada na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). Essa certificação contempla mais de 100 indicadores nas dimensões ambiental, social e econômica. Em uma pesquisa realizada por ela, os impactos do consumo de água são comparados na produção de couro e jeans. E as peças em jeans tiveram um consumo de água muito superior ao consumo do couro! Por exemplo: produzir uma calça jeans masculina gasta em média de 181 a 537 litros de água, e a mesma peça em couro precisa de 149 a 290 litros de água. Fora que a vida útil do couro é mais extensa que a do jeans.

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Quais os planos para o futuro?
Focar no desenvolvimento da marca. Temos menos de um ano no ar, o projeto já tem mais tempo mas o lançamento do site rolou no dia 31/03 de 2016. Sabemos onde melhorar e vamos atrás disso, tanto na parte de criação quanto materiais e estrutura. Queremos disponibilizar pra todos uma experiência única ao calçar nossos tênis. A meta é fazer com que o cliente tenha o mesmo sentimento de calçar um tênis de luxo europeu, porém acessível, e sentir-se satisfeito por estar com um sneaker nacional! 

Bang: contato@bangfootwear.com

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