Categorias: Moda

Atenção: contém Photoshop

21.09.2010

A discussão sobre o abuso de Photoshop no mundo da moda e a influência que isso pode ter em distúrbios alimentares nas mulheres já é antiga. Mas agora, em Londres, aproveitando a Semana de Moda na cidade, ela chega em outro patamar: com a justificativa de que muita gente não percebe se o que eles vêem é real ou tem retoques, o governo inglês estuda com editores de moda, anunciantes e especialistas da área de saúde a possibilidade de existir um selo que avise que aquela cintura da modelo é uma mentira executada com a ajuda de um software!

Reproduçãoralph-lauren-photoshopA campanha que virou um marco: Ralph Lauren com cintura surreal

O objetivo é evitar que as campanhas e editoriais continuem usando retoques demais e criando silhuetas que seriam impossíveis de conseguir mesmo com dietas e lipos. Ao mesmo tempo, existe o time que defende que a moda sempre vendeu e continua vendendo um mundo de fantasias, o aspiracional, e não a realidade – e que isso também sempre foi o que a publicidade fez. Além disso, é polêmica a decisão do próprio governo querer interferir nesse assunto. Nenhuma medida concreta foi tomada até agora, mas não estranhe se em breve a sua “VogueUK vier cheia de avisos do tipo “O ‘órgão governamental xis’ adverte: essa imagem foi alterada em computador”. E a sua opinião, qual é? Comente!

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