Categorias: Moda

O retrato da mulher americana na expo do MET

04.05.2010

Depois da badalação da festa é hora de entender mais sobre a expo inaugurada ontem, no MET, NY. “American Woman: Fashioning a National Identity” conta a história da mulher americana do fim do século XIX até o século XXI. Durante esse período essa mulher frequentou bailes, praticou esportes e lutou por independência política e sexual. E a expo, com curadoria de Andrew Bolton e Harold Koda mostra tudo isso em salões que dividem por arquétipos de época os looks apresentados – trabalho do designer Nathan Crowley.

Com narração de Sarah Jessica Parker no áudio explicativo, o visitante passeia pelo salão das herdeiras (“The Heiress”) – vestindo o pai da alta-costura, Charles Worth -; passa pelo “Gibson Girl” – personagem criada na transição pro século XX que representa a beleza feminina super esportiva da época -; “Bohemian”, com ambientação que remete aos lustres art déco do Tiffany Studios; o salão político “The Patriot and The Sufragist”, sobre a força do movimento feminista; “The Flapper” – que traz o estilo das mulheres supermodernas da década de 20 – e “The Screen Siren”, que traz as grandes divas do cinema de Hollywood, como Greta Garbo e Rita Hayworth.

No último ambiente são exibidos vídeos e fotos, ao som de “American Woman”, de Lenny Karvitz, que trazem as grandes mulheres da América que estão em evidência hoje. Elas são atrizes, modelos, atletas, políticas e cantoras, como a própria Sarah Jessica, Oprah Winfrey, Condoleezza Rice, Serena Williams, Beyoncé e Halle Berry – que aparece recebendo seu 1º Oscar. Programa obrigatório pra quem planeja uma viagem pra NY até o dia 15 de agosto de 2010. Além de entender o crescimento do papel da mulher na sociedade, a expo é uma aula sobre a evolução da moda durante todos esses anos.

Tags:                  

Compartilhar