Categorias: Moda

Alta-costura no barracão

06.09.2008

Mariana Maltoni

Croquis dos figurinos

Rola hoje a inauguração oficial da Central de Produção Chico Giacchieri, em SP. Resumindo: o Teatro Municipal abre oficialmente, e para o público, a sua sede de produção de roupas, com apresentação da ópera Dido e Enéias do inglês Hery Porcel. Blog LP foi lá e aconselha o tour pelos figurinos, cenários e ateliê de costura. Fica na rua Paschoal Ranieiri, 7, no Canindé. Os ingressos custam R$ 20 e estão à venda na bilheteria do Teatro Municipal. Olha a história que ótima:

Em agosto de 2005, os figurinos e os cenários que subiram ao palco do Teatro Municipal ganharam um espaço especial climatizado. Foi o primeiro passo de uma grande mudança: a partir daí, toda essa produção, que antes era terceirizada, começou a ser confeccionada num galpão próprio. Hoje, são mais ou menos 40 mil figurinos e um complexo de 4.200m², mais 7 costureiras e 3 modelistas.


Uma das araras com looks de grandes óperas


Acessórios e sapatos

"Rigoletto", "A Flauta Mágica", "A Filha do Regimento", "Romeu e Julieta", "Madame Butterfly" e "A Italiana em Argel" são exemplos de looks que mais parecem uma coleção de alta-costura. Todo cuidado é pouco, afinal, as peças, que podem levar 2 meses pra serem produzidas, muitas vezes são reutilzadas em outros espetáculos ou até mesmo participam de intercâmbios e permutas entre os próprios teatros. Na parte de cima do closet estão as peças mais antigas, que não podem ser emprestadas. Prestígio alcançado aos 20 anos de existência. A mais antiga foi doada por Marisa Figueredo de Assis Pacheco em 1942 para a obra "Rigoletto".


Looks de Ariádine e de A Filha do Regimento e o ateliê de costura

Tags:  

Compartilhar