Hora dos amantes de sneakers surtarem: a aguardada exposição do Design Museum, em Londres, dedicada ao tênis acaba de abrir! A mostra explora a magia de um dos acessórios mais comprados do mundo, que revolucionou os costumes, trazendo mais de 200 itens icônicos de marcas como All Star, Adidas, Nike, Vans e Puma.
Batizada de “Sneakers Unboxed: Studio to Street” (“Tênis fora da Caixa: do Estúdio às Ruas”), a expô analisa como alguns modelos se tornaram verdadeiros símbolos culturais e exibe os bastidores de fabricação desta indústria gigantesca. Tem até um robô, o Adidas FutureCraft.Strung, que coleta seus dados para criar um tênis do zero, do cabedal à sola, usando impressão 3D – e todo adaptado às suas necessidades.
Com realidade aumentada, o visitante pode experimentar virtualmente um tênis projetado por computador usando o aplicativo Snapchat. O museu também faz um convite à reflexão ao mostrar de que maneira marcas como a Vert e Native Shoes estão conseguindo criar um produto mais sustentável com design criativo e materiais alternativos. A sola de um tênis pode ficar em aterros por até mil anos (!), então é fundamental entender melhor temas como upcycling e encomia circular.
Além disso, eles mostram também como o mercado de revenda dos sneakers é dos mais lucrativos, avaliado atualmente em US$ 10 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões) – a Nike está entre as que já embarcou nessa, como te contamos aqui. Se você gostou, fica ligado porque a expô vai até 24/10 e o ingresso custa £ 14 (cerca de R$ 105) – por conta da pandemia, só é possível comprar através deste link. Aproveita para ver também meus vídeos sobre os sneakers mais icônicos!