Categorias: Moda

A gola alta de Steve Jobs… é Issey Miyake

12.10.2011

Getty ImagesJobs e a gola alta – inseparáveis

Quando Steve Jobs morreu, o Blog LP ficou meio receoso de falar sobre o assunto e cair no lugar comum. Mas eis que vem à tona uma informação que o deixou, digamos, muito mais fashion. O biógrafo de Jobs, Walter Isaacson, revelou uma história que envolve a amizade que o visionário tinha com… Issey Miyake! Ela não chegou a ser incluída por completo no livro que Isaacson fez sobre ele, então é praticamente inédita.

Diz que em uma viagem pro Japão no começo da década de 80, Jobs perguntou por que todo mundo na fábrica da Sony usava uniforme pro presidente da empresa, Akio Morita. Ele contou que, após a guerra, ninguém tinha roupas e companhias como a Sony precisavam dar algo pros funcionários usarem todos os dias. Ao longo dos anos, os uniformes acabaram unindo o pessoal e se transformando em uma das marcas da Sony. O americano decidiu que também queria que isso acontecesse na Apple.

Getty ImagesJobs sempre usava a gola alta com calça jeans

Como tinha sido o estilista Issey Miyake que tinha criado os uniformes da Sony, ele foi uma escolha natural pra também fazer um colete pra Apple. Jobs voltou com alguns protótipos pros EUA e disse pra todos na empresa que seria incrível se todos usassem os coletes e a resposta foi… bem negativa: todo mundo odiou a ideia. De qualquer forma, ele acabou ficando amigo de Miyake, visitava-o regularmente e guardou a ideia de ter um uniforme pra si mesmo porque seria mais fácil no dia-a-dia e porque poderia se tornar em uma espécie de assinatura dele, um estilo próprio.

LEIA TAMBÉM: Gucci pra download – o aplicativo da grife italiana
VEJA MAIS: Os 15 homens mais mal vestidos do Vale do Silício – e Jobs entre eles…

Aí diz a lenda que ele pediu pra Issey pra fazer algumas das camisetas de gola alta pretas que ele gostava… e o estilista fez cerca de 100 delas. Sim. O armário de Steve Jobs era tipo um armário da Mônica do Maurício de Souza… só que fashionista! Uma outra versão dos fatos é que ele gostava de um modelo da Miyake que já tinha e ligou na marca pra perguntar se eles tinham mais pra ele comprar. O produto tinha se esgotado mas Jobs acabou convencendo-os a fazer mais uma leva numa quantidade que valesse a pena pra eles e… comprou todas! E dizem também que a gola alta que ele usava era da marca St. Croix, mas uma vez que Isaacson é um dos biógrafos mais respeitados de Jobs… Blog LP prefere acreditar no japonismo!

Tags:                  

Compartilhar