A designer e modelo Elsa Peretti morre aos 80 anos

19.03.2021

Divulgação

Elsa Peretti posa pra Horst P. Horst na “Vogue” América em 1976 (à esq.) e para seu amigo Hiro

Elsa Peretti morreu nesta quinta-feira, 18/03, aos 80 anos. A modelo e designer italiana ficou famosa ao criar algumas das peças mais lendárias da Tiffany & Co., como as linhas Bone e Open Heart ao longo de uma parceria de mais de quatro décadas com a joalheria norte-americana.

Nascida em Florença, Elsa começou na indústria da moda como modelo em Barcelona nos anos 60 e logo se mudou para Nova York, onde virou musa e amiga do estilista Halston, ao lado de grandes nomes como Pat Cleveland e Anjelica Huston. Halston inclusive foi um dos primeiros a lançar acessórios criados por Elsa, que teria sido apresentada à Tiffany por ele.

Divulgação

Entre os designs icônicos pra Tiffany&Co., Elsa desenhou a linha Bone, usada por celebridades como a atriz Margot Robbie (à esq.)

Suas peças fluidas e orgânicas ganharam prêmios como o Coty Awards por design de joias em 1971. Ela chegou a abrir loja dentro da Bloomingdale’s, até que em 1974 começa a parceria com a Tiffany & Co, dando às jóias de prata um novo status, com tanto sucesso que representa 10% do  faturamento da marca.

Publicidade
Publicidade

Em 2000, ela fundou uma instituição de caridade em homenagem a seu pai, Ferdinando Peretti, que foi rebatizada de Fundação Nando e Elsa Peretti em 2015. A fundação tem foco na proteção do meio ambiente e da vida selvagem, e em programas humanitários contra a pobreza. Sua elegância, portanto, ia além de suas icônicas criações. #rip

Tags:          

Compartilhar
Sair da versão mobile