2017: o ano Balenciaga

30.11.2016

Cristóbal Balenciaga, o estilista em si, abriu seu primeiro ateliê em San Sebastián em 1919. Mas parece que todos querem adiantar as comemorações desse centenário: já são duas superexposições programadas pro ano que vem sobre o trabalho do espanhol que é considerado por muita gente um dos maiores criadores de moda que já existiram. 2017 também marca o aniversário de 80 anos da inauguração da maison Balenciaga em Paris. E é em Paris, no Musée Bourdelle, que é inaugurada a “Balenciaga: Working in Black” em 8/03, só com roupas pretas pra chamar a atenção pras silhuetas que ele já propôs (barril, balão, saco, túnica, baby doll…).

A expô que vai até 16/07 vai contar com mais de 100 itens entre coisas do acervo do Palais Galliera e do próprio arquivo da maison, que vão ser dispostas junto a obras do escultor Antoine Bourdelle pra quem o museu é dedicado – Cristóbal é frequentemente apontado como um “escultor fashion” tal era seu apreço com a perfeição e inventividade da modelagem. A mostra também faz parte de um programa de mais duas expôs temáticas que exploram o universo da moda espanhola e que são promovidas pelo Galliera em outros espaços. São elas: “Clothes in Spanish Tones” na Maison Victor Hugo e “Mariano Fortuny“, sobre o mestre do plissado, no próprio Galliera, a 1ª no verão e a 2ª no outono.

Veja também: Teve desfile na Casa de Criadores que homenageou Cristóbal!

Já o Victoria & Albert em Londres promete uma retrospectiva, a 1ª de Cristóbal Balenciaga em solo inglês, chamada “Balenciaga: Shaping Fashion“. Também com cerca de 100 looks mais 20 chapéus e croquis, fotos, vídeos e amostras de tecidos, ela pretende investigar em detalhes o expertise técnico do criador, reforçando sua importância na história da moda. Ela abre em 27/05 e vai até 18/02/18, e apesar de ser bem focada em Cristóbal, ela deve trazer também algo dos seus sucessores (Nicolas Ghesquière, Alexander Wang e o atual Demna Gvasalia) e ao menos citar seus protegidos (de André Courrèges a Emanuel Ungaro passando por Oscar de la Renta e Hubert de Givenchy). A gente, que adora uma exposição e adora Balenciaga, já está pesquisando passagem em promoção… E você?

Tags:                    

Compartilhar