15 frases de Alber Elbaz pra anotar no caderninho – in memoriam

27.04.2021

Alber Elbaz vai deixar saudade!

Alber Elbaz morreu no sábado, 26/04, vítima de covid-19 aos 59 anos em Paris. O estilista foi responsável por tirar a Lanvin, a marca mais antiga de alta-costura ainda em funcionamento, do limbo e levá-la para os holofotes da Semana de Moda de Paris e tapetes vermelhos mundo fora. Além disso, Alber era tão querido que recebeu ampla homenagem dos “concorrentes” como Dior, Valentino, Marc Jacobs, Raf Simons, Stella McCartney e grandes grupos como LVMH (onde nunca trabalhou).

Para além de roupas lindas e ilustrações fofas, Alber estava sempre pensando sobre a moda e a mulher, com declarações ora contundentes, ora de verdadeiro amor. Para homenagear esse grande estilista, a gente selecionou 15 de suas ótimas pensatas que acompanham fotos de sua trajetória dos anos na Lanvin até seu mais recente projeto, a AZ Factory. Confira!

outono-inverno 2002

“A moda precisa ser simples. A vida já é complicada demais”

verão 2003 (esq.)/inverno 2003 (dir.)

No início do ano, Elbaz falou ao “The New York Times” sobre mudança na moda: “Deve haver algo melhor. Não é que eu queira ser democrático e meu nome é Madre Teresa. Mas acredito que, como consumidor e pessoa, quero fazer compras de forma diferente”

verão 2004

“Nesse mundo digital, a gente vive através de telas, registrando o momento. A gente não olha mais, a gente filma. A gente nao ouve mais, a gente grava. E a gente não conversa mais, a gente tecla. (…) O mundo tem muitos likes e pouco amor”

inverno 2005

“Seja grande e pequeno. Minha mãe me disse: ‘Seja grande no seu trabalho, no que você faz, mas seja humilde e simples na sua vida’”

primavera-verão 2006

“Amo muito moda, mas precisava de espaço para pensar, sonhar e me apaixonar por esse mundo de novo. Percebi que os momentos em que ficava entediado eram quando me conhecia. É como as sementes das flores: elas precisam de água e luz para que a fotossíntese ocorra, mas primeiro precisam de solo para crescer”

outono-inverno 2007

“Em vez de transformar as mulheres em versões ampliadas de si mesmas, quero que se sintam amadas. Meu ponto de partida é tentar fazer com que elas sintam que sua roupa gosta delas.”

Olga Sherer na campanha de primavera-verão 2008

“Minha conclusão hoje é que a moda é muito importante, talvez mais do que nunca, porque nós estilistas talvez tenhamos um papel. Temos o dever de trazer beleza ao mundo, de fazer as mulheres se sentirem bem, de elevá-las.”

inverno 2009 (esq.)/verão 2009 (dir.)

“Se não é comestível, não é comida. Se não for usável, não é moda. ”

pré-outono-inverno 2010

“Estilo é a única coisa que você não pode comprar. Não está em uma sacola de compras, grife ou etiqueta de preço. É algo refletido de nossa alma para o mundo exterior – uma emoção. ”

outono-inverno 2011

Sobre a importância dos desfiles de moda: “É quase como perguntar a alguém qual é o papel de uma mesa se você quiser servir o jantar. Claro que você pode jantar na cama ou no chão, mas quando você põe na mesa, é o mais pragmático. Há certas coisas que acho essenciais e esta é uma delas. ”

Jacquie Tajah na campanha outono-inverno 2012

“O sucesso é como um perfume, podemos sentir o cheiro, mas nunca bebemos”

resort 2013

“Cerque-se de pessoas diferentes de você. Uma viagem que mudou minha maneira de pensar foi para Palo Alto, na Califórnia. Conheci engenheiros e inventores e pensei que nunca seria capaz de conversar com eles. Mas eles também falaram sobre beleza, emoção e intuição. Isso mudou minha visão sobre tecnologia”

resort 2014

“Prefiro ser relevante a ser cool, porque se você for cool, também pode ser esquecido no dia seguinte. A única coisa que sempre me assusta é ser como a Miss América do momento, porque no ano que vem haverá uma nova Miss América”

outono-inverno 2015

“As regras podem nos proteger ou nos sufocar”

1ª coleção da AZ Factory

“A AZ Factory não faz coleções [por temporada] e eu nunca farei coleções-cápsula. Prefiro contar histórias. O zíper nas costas dos vestidos é projetado para que a mulher possa abri-lo sozinha e um suporte foi instalado na parte de trás, em vez de na frente, para ajudar a manter uma boa postura”

Tags:      

Compartilhar