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10 anos depois: por onde andam os Hotspotianos?

14.04.2011

ReproduçãoRedhead Loves P na direita, Giselle Nasser na esquerda – coleções de outono-inverno 2003

Um artigo publicado na última “VogueBrasil despertou polêmica. Ele se chama “A última das moicanas” e se refere à Priscilla Darolt, que acabou de vender parte da sua marca pro grupo Animale-FARM (dizem que a quantia chega a 7 dígitos!). O problema foi Priscilla ter sido apresentada como a única que teria passado da “adolescência fashion”, e alguns estilistas da mesma geração citados serem colocados como os que “aposentaram precocemente as agulhas”. Gerou um texto de Wilson Raineri que circula pelo Facebook – entre outras coisas, o estilista escreve: “Parece que só quem desfila e somente quem topa desfilar ainda existe. Bem a exemplo do que acontece no raciocínio do fashionista mediano. Como deveria lidar com o tema um veículo com o teórico respeito da ‘Vogue’ eu não sei, mas achei superficial, rotulador e limitado. Desculpa falar.” Simone Nunes, que também foi citada, faz coro em entrevista pro Blog LP: “Como dei aula durante 5 anos e fui vice-presidente da Abest dos novos talentos por 2 anos, fui muito ativa não só nos desfiles mas no mercado todo. Tenho propriedade pra falar, e por isso me incomoda matérias rasas. É um momento sério de construção do mercado no Brasil, e as palavras e matérias não podem mais ser inconsequentes. Quando nos aprofundarmos no nosso papel, tudo pode realmente se solidificar na dita ‘moda brasileira’.”

Site Chic/Charles Naseh/ReproduçãoPriscilla Darolt primavera-verão 2006 no Hot Spot: depois disso, ela iria pro SPFW

Depois de tudo isso, e de boatos não-confirmados de que o Hot Spot, o evento de moda de novos talentos de onde toda essa geração saiu (inclusive Priscilla), vai voltar provavelmente com outro nome e reformulado, Blog LP decidiu investigar: onde estão os hotspotianos? E levanta a lebre: nem todos “desgastaram-se com a obrigatória infraestrutura que participar do calendário oficial exige e foram desistindo um a um”. O que é “dar certo”? Veja abaixo…

Adriana Degreas: faz parte do line-up do SPFW, é uma das estilistas de moda praia mais conhecidas entre fashionistas e tem 2 marcas (a homônima e a Bain Hotel 33) que possuem lojas próprias.
Adriano Costa: é artista plástico.
Amapô: faz parte do line-up do SPFW. A coleção de outono-inverno 2011 da marca foi bastante elogiada. Um dos seus pontos de venda é a Surface to Air.
Amonstro: a marca não existe mais. Helena Pimenta está cheia de novidades. Divide um espaço na Vila Madalena com a Moyou, um estúdio especializado em estamparia. Organiza um curso de moda e arte no local em parceria com a Lívia Torres (que era a 2ª metade da Amonstro). Começa a pensar em uma marca nova só de blusas de moletom e outra de moda infantil. Além disso, faz frilas pra New Balance (“Estou adorando desenhar roupas de ginástica!”). Lívia está morando nos EUA, fazendo mestrado em merchandising de moda e trabalhando na faculdade, dando aulas de Teoria do Design pros alunos da graduação. Ela virá em maio pra passar 2 meses e dar o curso com Helena.
Cecília Echenique: tem loja nos Jardins e também vende em multimarcas.
Depeyre: a marca não existe mais. Melissa Depeyre é uma das mais conhecidas hostess de baladas e eventos em SP. Julien é tatuador.
Eduardo Inagaki: Ed é um dos estilistas mais ativos dessa leva – ele brincou quando a reportagem o abordou, dizendo “parece que eu morri por não desfilar mais meu trabalho”. Já passou pela TNG, One Up e atualmente está na equipe de estilo da Triton.
Emilene Galende: faz parte da equipe de estilo da Redley.
Erika Ikezili: continua com a sua marca. Tem 24 pontos de venda no Brasil e 10 no Japão. Também trabalha pra outras marcas na criação e facção (como por exemplo no grupo GSM – Billabong).
Fabia Bercsek: está pra lançar um e-commerce com minicoleções – o site já está no ar.
Fabio Andreoni: ele que era a dupla de Priscilla Darolt na marca Redhead Loves P, do começo do Hot Spot. Fabio é estilista da TNG – que teve seu último desfile elogiado pela crítica especializada.
Fuxique: a marca de roupas não existe mais. Ana Strumpf atualmente mora em NY. É uma das Minas de Ouro! Aninha tem uma coleção de móveis que a Micasa vende com exclusividade, desenhou 2 coleções pra Disney no ano passado (uma da “Alice no País das Maravilhas” e outra do Zé Carioca, ambas em parceria com a ONG Orientavida), faz pesquisa de tendências pra agências e marcas, presta consultoria e trabalha com decoração de interiores.
Giselle Nasser: é uma das estilistas da Cori.
Igor de Barros: está na equipe de estilo da Cavalera já faz alguns anos.
Jefferson de Assis: desde 2008, o estilista atua como consultor criativo junto ao Núcleo de Design e Inovação da Assintecal no desenvolvimento de pesquisas, projetos e ações relacionados à criação.
Julia Aguiar: continua com sua marca, tem loja própria em SP e pontos de venda pelo Brasil.
Lolie: Bianca Ranucci, que era uma das metades da marca que acabou, agora tem grife própria homônima, loja nos Jardins e faz desfiles off calendário. Mafá Junqueira, a outra metade, faz parte da equipe de estilo da Bain Hotel 33 – a 2ª marca de Adriana Degreas.
Magnolia Risoflora: a empresa ainda existe com desenvolvimento de produto, coordenação e direção de arte, comunicação visual e cenografia junto a agências. Além disso, Ricardo Athayde (que tem a MR com Lu Mazzer) faz parte da banda Stop Play Moon com Geanine Marques e Paulo Vega.
Marcelo Bohrer: atualmente é diretor de uma empresa de design, a Born2.
Raquel Uendi: trabalha com direção de arte e tem feito fotos e desenhos – que são dos mais bacanas!
Sallomeh: continua fazendo vestidos de festa, sob medida, noivas e alfaiataria. Estão também com o projeto Sallomeh Decô, de capas de sofás, trabalhando a partir de reciclagem de tecidos, tingimentos e bordados manuais.
Samuel Cirnansck: faz parte do line-up do SPFW. Fez o vestido de noiva de Juliana Paes e ganhou destaque na época em revistas que fizeram a cobertura do casamento.
Simone Nunes: entre a criadora e a empresária, a estilista decidiu escolher a 1ª. Encerrou essa fase, segundo ela mesma, em um ponto alto da carreira com um desfile do SPFW que recebe pedidos até hoje. Atualmente se prepara pra fazer os cursos com os quais nunca pôde se comprometer por causa dos negócios da empresa, como o de bordados na Ecole Lesage, e aí sim voltar a desfilar (“É o que gosto, como fiz pra Totem, pra mim e pra Gokko [marca que também era do line-up do Hot Spot]”). O projeto mais imediato é um livro infantil que ela já finalizou – atualmente está entrando em contato com editoras!
Thaís Gusmão: tem lojas próprias (como na Oscar Freire) e vende em multimarcas. Thaís é conhecida inclusive pelo lado “empresarial” – a marca completou 10 anos em 2010, cresceu bastante e tem franquia.
Walério Araújo: continua desfilando, agora na Casa de Criadores, como um dos grandes destaques do evento. Tem uma loja própria no centro de SP.
Wilson Ranieri: “adoraria ter aposentado as agulhas, mas infelizmente é a única coisa que ainda sei fazer”, ele diz, rindo. A marca não desfila mas continua – Wilson está planejando uma coleção de best sellers com a reedição de peças mais vendidas pro meio do ano, anda conversando com marcas e também tem 3 projetos meio engatilhados que ele prefere manter em segredo por enquanto.

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