Categorias: Moda Tendências

Vestido feito apenas com caneta 3D, existe? Sim, uma jovem artista japonesa descobriu como!

21.01.2020

Essa blusa foi feita apenas com canetas 3D!

Quando a gente pensa em roupa, pensa em tecido, certo? Não pra designer japonesa Seiran Tsuno, de 29 anos, que faz vestidos com canetas 3D e nada mais! Bateu a curiosidade? Então continua lendo pra saber mais sobre esses modelos fantásticos que ela vem criando.

A trajetória profissional dela começou bem longe do mundo da moda. Formada em Enfermagem, Tsuno trabalhou seis anos num hospital psiquiátrico. Mas ela sempre foi diferentona nos looks e, na universidade, criou coragem pra se expressar mais criativamente. Trouxe roupas super brilhantes para seu cotidiano, além do shironuri, um estilo japonês marcado pela pintura do rosto inteiro com tinta branca.

As criações de Seiran Tsuno parecem corpos etéreos

Em 2016, ainda trabalhando como enfermeira, Tsuno começou a estudar na Coconogacco, uma escola de moda em Tóquio que tem uma proposta diferente das outras no Japão. Tanto que a tradução de “Coconogacco” para o português é “escola da individualidade”. Fundada em 2008 pelo estilista e criador da marca writtenafterwards Yoshikazu Yamagata, o centro acadêmico não ensina exatamente design de moda. Em vez disso, valoriza e instiga os alunos a expandirem o pensamento criativo e fazer experimentações.

20012020-caneta3d-avo-seiran-tsuno-.jpg

A avó de Tsuno é musa inspiradora e modelo para suas criações

A inspiração para seus vestidos etéreos também vem do trabalho como enfermeira. No hospital psiquiátrico, teve contato com pacientes que se recuperaram através da fé e da comunicação com seres de outros planos. A partir dessas experiências, Tsuno decidiu criar roupas que transcendessem o corpo humano, como se estivessem se desprendendo dele ou como se fossem indumentárias próprias para o universo metafísico.

Depois de alguns testes insatisfatórios com impressora 3D, Tsuno começou a experimentar canetas 3D coloridas, que se tornaram sua característica mais marcante. Primeiro ela faz um molde para definir o volume do vestido e por cima aplica a caneta 3D. Depois que a tinta plástica da caneta seca, ela retira o molde e surge uma peça única e delicada.

Desfile de Tsuno no International Talent Support na Itália

Sua técnica a levou a ser a única finalista japonesa do International Talent Support 2018, uma plataforma criativa de moda na Itália que apoia jovens talentos. Ela também produziu o figurino pro vídeo da Amazon Fashion Week Tóquio primavera-verão 2019, que rolou em outubro. Seiran Tsuno ainda pretende experimentar com vários materiais e técnicas diferentes e sonha em trabalhar ao lado do estilista britânico e ícone da alta-costura John Galliano!

Tags:                        

Compartilhar