Tarsila do Amaral, a fashionista

25.08.2015

No dia 27/08 uma exposição no shopping Pátio Higienópolis adianta as comemorações do 130º aniversário de nascimento de Tarsila do Amaral, que acontece em 2016! “Universo de Tarsila do Amaral” procura se aproximar do público, inclusive das crianças – a curadora Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista, explica pra gente: “Existe essa proximidade com o público infantil, que estuda as obras na escola, reconhece e gosta. Então tem um lado sensorial na exposição pra atender isso”. Vai dar, por exemplo, pra “entrar” no “Abaporu“, pra sentir o toque das pétalas no “Manacá“…

Mas Tarsilinha, que lança um livro sobre a sua teoria do “Abaporu” ser um autorretrato (!) durante o período da expô, também traz outro lado de Tarsila pro público. Vem saber mais:

Como era a tão falada relação da Tarsila com a moda?
Nessa exposição quero mostrar um pouco disso também, sobre a “pessoa” Tarsila. Temos inclusive uma reprodução do ateliê [que vai ter o cheiro do perfume preferido dela, de Jean Patou]. E minha tia-avó era uma mulher lindíssima, elegantérrima, que se vestia com os melhores costureiros de Paris, que tinha um requinte pra se vestir e se maquiar. O cabelo puxado pra trás, o batom vermelho…

Veja também: 25 anos de Casa França-Brasil reflete sobre o valor do dinheiro

E qual era o estilista preferido dela?
Ela era amiga íntima do Paul Poiret. Vivia no ateliê dele. Inclusive tinha mobiliário, objetos, joias dele, porque ele foi um estilista que lançou tudo isso além de roupas.

Existe alguma documentação sobre essa relação, como cartas, por exemplo?
Temos depoimentos, tanto dela falando sobre Poiret, quanto notas fiscais da casa Poiret com compras dela. E tem carta de Oswald de Andrade, por exemplo, que incentivava essa relação dela com a moda. Ele achava que isso compunha bem a personagem que ela personificava! E dizia coisas como “quero que você vá muito bonita pro lugar tal, com o vestido do Poiret”…

Confira: o Centro de Cultura Judaica de SP vira Unibes Cultural

E as joias que vão estar na exposição?
São réplicas, um trabalho do Marco Duailibi que buscou e estudou as joias que aparecem em ombras e fotos.

Pelo visto, existe muito assunto nessa relação da Tarsila com a moda!
Sim, ainda quero fazer um livro sobre essa ligação!

Universo de Tarsila do Amaral
De 27/08 a 27/09, de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h
Shopping Pátio Higienópolis: r. dr. Veiga Filho, 133, piso Veiga Filho (vão central), Higienópolis
Entrada gratuita
(11) 3823-2308

Tags:                  

Compartilhar