Semana de Arte em SP – vamos?

18.08.2017

Tá sabendo? SP está mergulhada em arte nesses dias! É a Semana de Arte 2017, primeira edição de um evento que gira em torno de uma feira de arte caprichada, de conceito curatorial mais amarrado e instigante, cercada por vários eventos culturais espalhados pela cidade! Fazem parte da turma da Semana a galerista Luisa Strina, o empresário Emilio Kalil, o produtor e galerista Thiago Gomide e idealizador do Instituto Inhotim Ricardo Sardenberg.

A feira!
Qual é a diferença entre essa feira de arte e outras? A montagem da feira já se propõe mais caprichada, com uma preocupação maior em propor diálogos, sugerir ligações – e não apenas focando a venda. Tem galeria participante, por exemplo, que vai mudar seu espaço a cada dia, focando em um artista seu de cada vez. E ela conta também com galerias internacionais, como a Elba Benitez de Madri e a Sur do Uruguai. A gente destaca o painel “Trabalhadores” de Di Cavalcanti, incrível e enorme, as pinturas de Flavio de Carvalho que usam tinta que brilha no escuro e um diálogo em forma de exposição entre os artistas José Pancetti e Alberto da Veiga Guignard.
18 e 19/08 das 12h às 20h; 20/08 das 12h às 18h
Hotel Unique: av. Brigadeiro Luis Antonio, 4.700, Jardim Paulista, SP
Entrada: R$ 80

Visitas guiadas por marcos arquitetônicos
Nesse fim de semana rolam 3, sendo um focado no centro da cidade (19/08 às 15h), um que passeia por criações de Lina Bo Bardi e pela av. Paulista (20/08 às 10h) e outro pelos prédios de Paulo Mendes da Rocha (20/08 às 15h). Os passeios são com o arquiteto Aieto Manetti e a participação é gratuita, mas é necessário se inscrever pelo e-mail educativo@semana.art – e se inscreve logo, porque as vagas são limitadas e poucas! Saiba mais sobre a programação das visitas no site.

Documentário sobre Maria Martins
Oportunidade bem bacana de assistir ao documentárioMaria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos“, sobre a vida e a obra de Maria Martins (1894-1973), uma das maiores escultoras brasileiras, com direção de Francisco C. Martins e co-direção e produção de Elisa Gomes. Ambos participam de um debate após a projeção com Graça Ramos, autora do livro “Maria Martins – Escultora dos Trópicos”.
19/08, às 11h
Cinesesc: r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, SP
Entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço

Outras exposições por SP
Várias galerias aproveitam pra fazer novas exposições especiais no período. É o caso, por exemplo, da que reúne os seus representados com os recém-chegados Carlos Issa, Gustavo Speridião, Pontogor e a dupla Franz Manata e Saulo Landares, sob a curadoria de Maria Montero; da individual de Lia Chaia na Vermelho; do trio Aki Sasamoto, Luiz Roque e Roberto Winter com suas individuais nos ambientes da Mendes Wood; das obras dos 20 finalistas da 6ª edição do Prêmio CNI-SESI-SENAI Marcantonio Vilaça no Mube; e o trabalho dos residentes Danilo Dueñas e Herlyng Ferla na Pivô, entre outros. Dá uma olhada no site da Semana pra ficar por dentro!

Tags:                                            

Compartilhar