“Vogue” Escandinávia estreia com a ativista Greta Thunberg na capa e moda sustentável!

14.08.2021

Reprodução

Greta Thunberg usa um trench coat feito de casacos descartados

Aos 18 anos, a sueca Greta Thunberg foi escolhida para ser a capa da primeira edição da “Vogue” Escandinávia , que nasce totalmente carbono neutra. Na entrevista, Greta denuncia marcas que usam a sustentabilidade como mais um recurso de marketing pra aumentar seus lucros. Para ela, o greenwashing (uma espécie de “maquiagem” verde) é bastante comum entre várias empresas de moda e de outros setores, como o da beleza.

Greta fez história em 2019 com seu discurso emocionante durante a Cúpula das Nações Unidas sobre aquecimento global e a urgência por mudanças, provocando até o presidente dos EUA Donald Trump. A jovem ativista tem se destacado por cobrar de políticos e empresas que parem de prejudicar o meio ambiente. “A gente precisa mudar nossos valores pela raiz. A gente deveria querer água limpa, um ar despoluído e comida fresca, no entanto estamos sempre querendo mais e mais, consumindo mais coisas. Muita gente já percebeu que esta atitude não traz felicidade, mas sei que é difícil mudar nosso jeito de ser”, disse na entrevista.

Reprodução/Instagram

Greta (à esquerda de azul) na Greve das Escolas pelo Clima, na sexta-feira, 13/08, em Estocolmo

Greta alerta que “muitos estão fazendo parecer que a indústria da moda está começando a assumir responsabilidades e gastam quantias fantasiosas em campanhas onde afirmam ser ‘sustentáveis’, ‘éticos’, ‘verdes‘, ‘carbono neutro’ e ‘justos‘. Mas sejamos claros: isso quase sempre é puro greenwashing. Você não pode produzir moda em massa ou consumir ‘de forma sustentável’ da maneira que o mundo é moldado hoje. Essa é uma das muitas razões pelas quais precisamos mudar o sistema.”

Publicidade
Publicidade

A gente sabe que a indústria têxtil é considerada a segunda mais poluente, e isso se deve muito ao ritmo acelerado do fast-fashion, sem levar em conta a finitude dos recursos naturais do planeta. As roupas usadas por Greta para as fotos da revista são todas de upcycle ou de materiais certificados. Fã da série “Friends“, ela conta que há três anos não compra uma roupa, sendo a última de segunda mão. Agora ela só usa roupas emprestadas de pessoas que conhece. Bora começar a emprestar e tomar emprestado roupa dos amigos e fazer a moda circular?

Tags:                

Compartilhar
Sair da versão mobile