Uma máquina que transforma sua roupa velha em roupa nova? Já existe!

13.01.2021

Loop é o novo projeto de ação sustentável da rede de fast-fashion sueca H&M

As previsões mostram que o faturamento do mercado de fast-fashion tende a cair, então é mais do que urgente se reinventar – no mínimo para salvar o próprio negócio. Em 2018, o mundo ficou sabendo que a H&M tinha parado em estoque US$ 4,3 bilhões (cerca de R$ 21 bilhões!!!) e o grupo sueco acaba de declarar queda de 20% em suas vendas no ano passado.

Signatário do Fashion Pact (acordo de sustentabilidade global de grandes marcas e da indústria têxtil que a gente te contou sobre aqui), o grupo H&M já criou uma loja só para revenda de produtos (leia aqui) e acaba de lançar uma nova ação para diminuir o lixo gerado pelas roupas, criando uma economia mais circular!

Batizado de Looop, o projeto conta com uma máquina na loja de Estocolmo, capital da Suécia, que tritura a roupa velha e a transforma em nova num ciclo que dura apenas cinco horas. Um dos objetivos é envolver o consumidor diretamente na ação e mostrar que a roupa usada tem valor.

O Looop ainda tem limitações em relação aos tecidos e não consegue reciclar materiais difíceis de separar, como zíper e ferragens (botões, arrebites…). A ideia é que o projeto evolua, se adapte às necessidades do consumidor e do meio ambiente e atinja o maior número de lojas possível. Ficou curioso? Clica no link acima pra descobrir como é esta máquina de transformação!

Tags:        

Compartilhar