Semana de Moda de Copenhague quer ser referência em sustentabilidade até 2023!

24.08.2021

Divulgação

A marca Ganni é um dos destaques da Semana de Moda de Copenhague

A Semana de Moda de Copenhague virou um dos eventos de moda mais importantes do mundo, competindo com outras grandes capitais, como Nova York e Londres. A cidade dinamarquesa é considerada uma das mais felizes do mundo, com uma população preocupada com o meio ambiente e, claro, tudo isso reflete na maneira como as pessoas pensam e produzem roupa.

A edição de primavera-verão 2022 aconteceu entre os dias 10 e 13/08. Entre os destaques estão Baum und Pferdgarten com alfaiataria que flerta com o sportswear; Ganni e sua moda mais street; e Mark Kenly Domino Tan com um minimalismo escandinavo! Mas pra além das passarelas, o evento inova com o plano inédito de sustentabilidade que visa diminuir em até 50% seu impacto na natureza.

Divulgação

Baum und Pferdgarten (esq.) e Mark Kenly Domino Tan (dir.)

Até 2023, objetivo é incentivar as marcas participantes a repensarem seus modelos de negócio. A CFW passa a exigir 17 requisitos mínimos: produzir com pelo menos 50% de materiais certificados; não utilizar embalagens de plástico descartáveis e oferecer opções biodegradáveis; não destruir mercadorias que não foram vendidas (uma prática que antes era considerada comum pra marcas de luxo para não desvalorizar seus produtos); garantir que haja mais diversidade nos castings e oportunidades iguais pra seus funcionários –  veja a lista completa aqui!

Os eventos em torno de uma semana de moda emitem uma grande quantidade de CO2, relativa a passagens áreas, comidas servidas, energia, deslocamentos etc. Só em 2019 a CFW estimou a produção de 45 toneladas de gás carbônico! Pra 2023, a meta é redefinir os padrões com base nesse experimento de 3 anos e, de acordo com o resultado obtido, estabelecer mudanças ainda mais drásticas pra diminuir o impacto da moda na crise climática – e a gente torce pra que vire um modelo pro mundo inteiro!

Tags:              

Compartilhar