Roupinhas pra bebê com algodão orgânico!

07.04.2019

Cada vez mais o consumidor está atento a marcas com práticas sustentáveis e não é pra menos – a sustentabilidade deveria ser a base de todas as indústrias pra cuidar do nosso planeta! E no mercado da moda, que é um dos mais poluentes, é muito importante prestar atenção e entender da onde vem o produto que estamos comprando. Quando o assunto é bebês, não é diferente! Além de toda a questão ambiental, a pele da criança (que é mais fina e absorve muito mais que a de um adulto) vai ter menos contato com químicos se a peça for mais, digamos, “natural”. Pensando nisso, muitas marcas estão apostando em algodão orgânico!

10 marcas que estão fazendo jeans sustentável!

O cultivo desses algodões consome 91% menos água, emite 46% menos gases de efeito estufa, reduz em 70% as emissões responsáveis pela acidificação dos oceanos, diminui em 26% a eutrofização (excesso de nutrientes na água, o que leva a um aumento excessivo de algas) e usa 62% menos energia primária. As sementes, por não serem geneticamente modificadas, podem ser reaproveitadas após cada safra, replantadas ou dadas como ração pros animais. Por ser cultivado em locais livres de fertilizantes químicos, herbicidas, pesticidas e organismos geneticamente modificados, o algodão orgânico evita o adoecimento de cerca de 250 mil agricultores por ano, que seriam contaminados ao ficarem expostos aos venenos usados pra controle de pragas. E esses trabalhadores são melhores recompensados, devido às políticas de comércio justo e respeito às normas de produção e leis.

Follow já! Influenciadores sustentáveis pra inspirar novos hábitos

Tem também o algodão pima peruano, que tem qualidade semelhante ao algodão egípcio e é principalmente cultivado no Norte do Peru por pequenos agricultores locais e por colheita manual. Devido à condição do solo, semente e clima, esse algodão tem a fibra mais fina e mais longa (a de um algodão normal contém em média 19mm enquanto o pima possui 34mm) o que resulta em uma malha de algodão com brilho sedoso, toque supermacio e alta durabilidade. Sua variação, o algodão tanguis peruano, possui as mesmas características e é capaz de resistir a pragas!

Tudo que a Lilian acha sobre a Marie Kondo

A maioria das marcas que optam pelo algodão orgânico também possuem certificados como o Gots (Global Organic Textile Standard), que é a mais exigente norma sobre tendências têxteis sustentáveis em práticas ambientais e de comércio justo, e controla o uso de insumos ecológicos, que não comprometem os trabalhadores nem o consumidor final! Quer conhecer marcas de moda infantil que estão apostando nessa onda? É só clicar na foto!

Algodão Verde
Baby Pima
Cotton Cloud
Matiz
Melu
Timirim
Umam Brasil

Tags:                              

Compartilhar