Retrospectiva 2019: a busca por moda sustentável cresceu 26%!

20.12.2019

Em 2019, a sustentabilidade foi um dos temas de destaque na indústria da moda

A gente fala de sustentabilidade desde 2008, quando o site foi criado com a seção Recicle-se (neste link tem o top 5 de 2018). Mas parece que foi só em 2019 que a indústria acordou de verdade e começou a buscar alternativas mais eficientes. Sustentabilidade não é uma tendência, mas sim uma necessidade! Tanto que já mostramos aqui um estudo norte-americano que revelou um crescimento de 811% do volume de lixo têxtil nos Estados Unidos entre 1966 e 2015. Mas é fato que a gente está mais ligada no assunto: a busca pelo termo “moda sustentável” no Google cresceu 26% em relação a 2018, enquanto “sustentabilidade” aumentou 11%.

De roupas até colchões e sofás que são descartados, o lixo têxtil é um dos grandes problemas do mundo hoje

O ano começou com o lançamento da CEO Agenda 2019 pela Global Fashion Agenda na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. No evento, que reúne pessoas importantes na política e na economia mundiais, estavam presentes grandes executivos da indústria da moda, incluindo H&M, Asos e Levi Strauss  & Co., para discutir como a moda pode se tornar mais sustentável num ritmo mais acelerado.

Desafio “My Eco Solution” lançado pela modelo e atriz Cara Delevingne

Este ano também foi criada a campanha Together Band, da qual eu sou embaixadora! Ela é o resultado da união entre a marca de luxo britânica sustentável Bottletop e a ONU, e tem como objetivo mobilizar o mundo para cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Também teve o My Eco Resolution, campanha que a Cara Delevingne lançou em janeiro propondo a adoção de pelo menos um hábito sustentável em nossas vidas. E no SPFW N47, rolou edição especial do desafio que lancei em 2017, o #1lookporumasemana.

Lilian Pacce é uma das embaixadoras do projeto Together Band, resultado de uma parceria entre a marca Bottletop e a ONU

No Carnaval, a gente mostrou que você pode brilhar sem prejudicar o planeta com glitter biodegradável, e no Dia da Terra teve post contando dicas para um consumo de moda mais consciente e com menor impacto no planeta.

Com glitter biodegradável, você pode se jogar no brilho das festas sem prejudicar o planeta

Um importante acordo assinado foi o Fashion Pact, iniciativa do presidente francês Emmanuel Macron que já recebeu a adesão de 250 marcas e estabeleceu como objetivos acabar com o aquecimento global, restaurar a biodiversidade de ecossistemas naturais e proteger o oceano, eliminando todo o plástico que já foi jogado nele.

Campanha da Prada de seu projeto Re-Nylon, que substitui o náilon tradicional pelo Econyl, um náilon que é reciclado e reciclável

A Prada lançou o projeto Re-Nylon, de bolsas com náilon reciclado. No Rio, aconteceu o primeiro Rio Ethical Fashion, em que vários líderes e personalidades da moda brasileira e internacional se juntaram para discutir iniciativas ecológicas no setor têxtil. O encontro foi pautado pelas pontos abordados pela ONU na Aliança para Moda Sustentável, criada em março.

Coleção primavera-verão 2020 da Courrèges com peças de couro de pirarucu

Lembra da campanha #CanudinhoNão que eu lancei no começo de 2018? Esse ano, ficou decidido que vai ser #CanudinhoNão pra todo o Estado de São Paulo e vários municípios do Brasil com a proibição do fornecimento de canudinhos de plástico. E não podemos esquecer do desfile primavera-verão 2020 da Courrèges, que se juntou ao Instituto-E para criar peças com couro de pirarucu, alternativa do couro tradicional que a Osklen foi pioneira em usar.

A marca Up,Majuisi, resultado da parceria entre Marcelo Sommer e o brechó Casa Juisi, produz peças utilizando a técnica do upcycling

Além da grife francesa, muitas marcas lançaram colabs sustentáveis. A The North Face e a Raeburn fizeram bolsas a partir de tendas e barracas usadas e descartadas. Aqui no Brasil, a Riachuelo lançou uma coleção em parceria com o Free Free, projeto que busca ressignificar o conceito de moda. Já a Levi’s e a Another Place se juntaram para criar peças a partir da técnica do upcycling, assim como a recém-criada Up,Majuisi, de Marcelo Sommer e do brechó Casa Juisi. Também teve bastante upcycling na 45º edição da Casa de Criadores: Re-Roupa, Ahlma, Vicente Perrota, Brechó Replay, Estileras e Estamparia Social com o coletivo Pote foram protagonistas na proposta.

A Vert lançou o primeiro tênis de corrida sustentável disponível no mercado

Mais pro final do ano, rolou a 3º edição do Brasil Eco Fashion Week, que contou com cerca de 70 palestras, talks e oficinas práticas, além de 18 desfiles e 60 marcas expositoras. Além disso, o ano foi repleto de novidades ecológicas, como o tênis de corrida da Vert, o sneaker novo da Arezzo, o ZZ Bio, e a coleção nova da Converse, a Converse Renew, que usa lona e denim reciclados e garrafas pet pra fabricar os calçados. E tênis vegano? Temos! Em outubro, a marca de tênis sustentáveis Cariuma lançou o Ibi, seu primeiro modelo de tênis vegano.

Tênis sustentáveis da coleção Converse Renew

Pra fechar o ano, a sueca de 16 anos Greta Thunberg foi eleita “pessoa do ano” pela revista Time. Ela é um dos grandes ícones do ecoativismo e foi o sétimo nome mais pesquisado na plataforma de busca do Google em 2019. A jovem criou um movimento chamado Fridays for Future, que mobilizou mais de 140 países por uma semana de atos em defesa do meio ambiente e tem acontecido às sextas em vários lugares do mundo.

Greta foi eleita pela “Time” como Pessoa do Ano pela criação de um movimento mundial em torno da sustentabilidade

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