Programação cultural pro feriado da Consciência Negra

19.11.2017

O Dia da Consciência Negra, 20/11, tem programação especial no Museu da Imagem e do Som (MIS) com atividades focadas no debate e na visibilidade da cultura afro-brasileira. A partir das 15h, acontece o Soul Black Soul Dance com Slam Poetry (competição em que poetas recitam um trabalho original), seguida por sessão do documentário “Soul King Nino Brown” sobre um dos nomes mais importantes do hip-hop brasileiro, e bate-papo com o próprio King Nino Brown. A performance “Toda raiz tem um pouco de senzala”, do programa mensal Dança no MIS, acontece às 17h, na área externa. Por fim, Brown comanda o Baile Black às 18h.

Saiba mais: Um panorama sobre o mercado de beleza negra!

E também tem a exposição na Caixa Cultural “(Re)Conhecendo a Amazônia Negra”, que exibe 55 imagens da repórter fotográfica Marcela Bonfim, da agência Amazônia Real. Produzidas a partir de 2013, as obras ilustram as diversas identidades e culturas que existem entre as populações negras da Amazônia e a importância social das religiões de matriz africana na construção do Brasil. Segundo Marcela, os registros das comunidades quilombolas, afro-indígenas, barbadianas e imigrantes haitianos atuam como instrumentos de resgate da memória dessas populações. Essa experiência traduzida em exposição, que também inclui terreiros e festejos religiosos na região do Vale do Guaporé (RO) e cliques do Mato Grosso (MT), Maranhão (MA) e Pará (PA), coincidiu com o próprio reconhecimento da fotógrafa enquanto mulher negra

O artista por trás do ensaio da gravidez de Beyoncé – saiba mais sobre Awol Erizku!

O Museu Afro Brasil é outro que conta com programação caprichada no dia 20. Às 10h tem inauguração da instalação do artista Ciro Schu, e o dia segue com diversas coisas bacanas como a exibição dos documentáriosGuzo: Search for the Origins of Ethiopian Music” (às 13h) e “Nega Que é Nega Não Nega Ser Nega Não!” (duas sessões, às 15h e às 16h30).

Especial Dia da Consciência Negra no MIS
20/11, a partir das 15h
MIS: av. Europa, 158, Jardim Europa, SP
(11) 3226-7361
Entrada gratuita

Programação especial no Dia da Consciência Negra no Museu Afro Brasil
20/11, a partir das 10h
Museu Afro Brasil: av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, Parque Ibirapuera, SP
(11) 3320-8900
Entrada no museu: R$ 6 (meia-entrada R$ 3); instalação de Ciro Schu é na parte externa

“(Re)Conhecendo a Amazônia Negra”
Até 17/12, terça a domingo das 9h às 19h; e no feriado do dia 20/11 também aberto das 9h às 19h
Caixa Cultural São Paulo: Praça da Sé, 111, Centro, SP
(11) 3321-4400
Entrada gratuita

Tags:                                    

Compartilhar