13 dicas sobre o impacto do plástico

07.05.2018

A gente vive em um só planeta, que tem recursos finitos – e espaço também. Ou seja: não adianta achar que o lixo que você gera some. Ele continua existindo por aqui, viu? E entre os lixos, o plástico é dos piores. Seguem alguns dados pra você refletir:

. Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por plástico: garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca entram nessa conta.
. Todos os anos, os oceanos recebem cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico segundo estimativas da ONU. Até 2050 pode haver mais detritos plásticos do que peixes no mar, se esse ritmo continuar! Outro problema é que os animais muitas vezes ingerem, ficam presos ou se asfixiam com os detritos – e isso pode ser fatal.
. A quantidade de plástico descartada por ano, se enfileirada, pode circular o mundo inteiro quatro vezes.
. Cobrar pelas sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais reduz o lixo plástico no mar? A resposta, segundo a revista “Science of the Total Environment”, é sim. O Reino Unido aderiu à cobrança por lei em 2015. Na média, o número de sacolas que uma pessoa de lá usa por ano caiu de 140 para 25 desde então!
. A China é o país que mais descarta lixo plástico de maneira errada. Os chineses produzem cerca de 8,8 milhões de toneladas por ano. O Brasil ocupa a 16ª posição.
. Na Noruega quase 600 milhões de garrafas pet foram recicladas em 2016 – uma taxa de reciclagem de 97%. No Brasil, pra efeitos de comparação, a proporção é de 50%.
. Um milhão de garrafas pet são usadas por minuto no mundo tudo. Um milhão!!!

Pensando nisso tudo, a gente selecionou mais conteúdo pra você procurar e ficar por dentro a respeito do lixo plástico – e de maneiras de reduzi-lo. Quer ver? Clica na foto pra acessar a galeria.

Tags:                                  

Compartilhar