Stella McCartney, Burberry, H&M, Inditex (Zara), L’Oréal, Condé Nast e Nestlé, além de várias marcas e governos, incluindo a Prefeitura de São Paulo, assinaram uma declaração de compromisso criada pela Fundação Ellen MacArthur, referência em sustentabilidade, para tornar a economia circular.
A declaração, que foi publicada no jornal “Financial Times“, surgiu da necessidade de se construir uma nova economia após a pandemia do Covid-19, sem perder de vista a solução para problemas como a poluição e as mudanças climáticas. Na economia circular, o objetivo é reduzir e eliminar a poluição e resíduos do processo produtivo, como o plástico por exemplo, além de prolongar a vida dos produtos e regenerar os ecossistemas.
Outro objetivo importante é o maior uso de fontes de energia renováveis, numa economia que seja “diversa, distribuída e inclusiva em vez de extrativa e poluente”, diz Ellen MacArthur, criadora da fundação. Em relação à moda, o pacto quer garantir que as roupas sejam feitas com materiais mais seguros e renováveis, e que possam ser usadas mais vezes, com customização ou não. As empresas signatárias se comprometem a encontrar um novo modelo econômico pós-pandemia, que leve em conta problemas ambientais e sociais. Fica aberto o convite a outras empresas, instituições e governos para participarem. O futuro é esse!