A moda está se preparando para uma grande iniciativa que será lançada durante a reunião do G7 em Biarritz, na França, neste fim de semana, entre 24 e 26/8: o Fashion Pact, um acordo de sustentabilidade global de big players da indústria têxtil e de moda.
O Pacto da Moda reúne marcas poderosas e grupos concorrentes, sinalizando a urgência de um movimento de mudança. O encontro aconteceu hoje, 23/8, junto ao presidente francês Emmanuel Macron e reuniu nada menos que Adidas, Burberry, Chanel, Prada, Salvatore Ferragamo, Ermenegildo Zegna, Giorgio Armani, H&M, Karl Lagerfeld, Miu Miu, Moncler, Nike, Puma, Ralph Lauren, Stella McCartney, marcas dos grupos Kering, Capri, Inditex, PVH, além de Carrefour, Galeries Lafayette, Selfridges e outros.
O pacto estabelece objetos práticos e viáveis, trabalhando três temas de acordo com o Science Based Targets (STB):
A iniciativa é inédita na indústria da moda, que pretende praticar mais os princípios da economia circular. Além disso, o encontro do G7 terá impacto especial sobre o Brasil e o meio ambiente. Macron vai abrir o evento alertando para a situação da Amazônia, que está queimando e sendo destruída violentamente.