O microplástico invisível é um grande vilão do mundo da beleza, saiba como identificar!

13.08.2021

Reprodução/Instagram @plasticsoupfoundation

Será que seus produtos de beleza têm microplásticos?

Se você curte pular Carnaval e é bem informado, com certeza deve saber que os glitters viraram os vilões da folia. Isso aconteceu quando descobriram que eles são prejudiciais à natureza porque são feitos com nanopartículas de plástico. Por isso surgiram diversas opções biodegradáveis (veja algumas aqui)! Mas a história do microplástico é complexa e acaba de ganhar um novo capítulo graças ao relatório divulgado pela Plastic Soup Foundation.

Dados obtidos pela organização holandesa mostram que um único tubo de protetor solar pode conter até 100 trilhões de micropartículas deste tipo de plástico! E não é só o protetor solar! Cerca 80% dos sabonetes para a mão, 71% dos xampus e 61% dos cremes faciais podem ser formulados com essas microesferas.

Divulgação

O app Beat the Microbead pode te ajudar na tarefa e identificar o microplástico nos cosméticos!

Em muitos países essa prática é proibida, mas como elas são muito pequenas, menores que um grão de areia e invisíveis a olho nu, fica extremamente difícil verificar. Além disso, muitas vezes esse tipo de plástico é rotulado como micro-resíduo, dificultando ainda mais seu rastreamento. Isso afeta profundamente a vida em ambientes aquáticos e até a nossa vida, de seres humanos, a ponto de surgir uma nova categoria de resíduo quase impossível ser retirada do meio ambiente. Como consumimos peixes e outras criaturas do mar, o plástico acaba na nossa mesa e, portanto, no nosso organismo!

Publicidade
Publicidade

Pra ajudar a combater esse problema, acaba de ser lançado o aplicativo Beat the Microbead (Combata as Microesferas), disponível pra IOS e Android, que rastreia o rótulo dos cosméticos. Basta abrir o app e colocar na frente do produto pra verificar quais ingredientes possuem microplásticos como polietileno (PE) e polietileno tereftalato (PET). E já que a linguagem usada em cosméticos é universal, a gente aqui no Brasil também pode baixar o app e, conforme o resultado, mudar nosso hábito de consumo!

Tags:                  

Compartilhar
Sair da versão mobile