Categorias: Moda Recicle-se

Soluções para usar uma calça jeans sem culpa – e sem rebites!

31.07.2019

Não custa lembrar que a indústria da moda é das mais poluentes do planeta – e como ela atinge todo  mundo, talvez seja a que mais aparece como “a” poluente. Mas não vamos dourar a pílula. Sim, a moda é poluente. E se o jeans criado por Levi Strauss em 1873 para os trabalhadores da mina de ouro era resistente o bastante para durar o resto da vida, hoje muitos elementos que fazem parte da calça jeans são insustentáveis.

40 marcas se juntaram para criar uma certificação que garanta um jeans mais sustentável

Dificilmente vamos abrir mão de usar um jeans (eu adoro!). Então é preciso mudar alguma coisa! Pensando nisso, a Fundação Ellen MacCarthur, que trabalha em prol de soluções sustentáveis, juntou 40 profissionais protagonistas do mercado para criar um plano de sobrevivência do jeans, o “The Jeans Redesign”. Fazem parte marcas como C&A, Lee, Tommy Hilfiger, H&M, Gap etc que buscam medidas eco-friendly, de economia circular, pra gente continuar a usar jeans sem culpa, garantindo um ciclo de vida o mais longo possível para a roupa.

Divulgação

Um dos pontos são os rebites, que dificultam a reciclagem e o reuso do jeans

A expectativa é lançar o jeans com selo Jeans Redesign até 2020. E quais são as condições para isso? Vamos a algumas delas!

  • Um jeans deve suportar bem no mínimo 30 lavagens domésticas.
  • A marca deve deixar claro na etiqueta quais são os cuidados para a durabilidade da peça. 
  • Seu jeans tem que ter o máximo possível de fibras vegetais como algodão, hemp, tencel ou liocel, de preferência de origem orgânica ou fonte regenerativa (as empresas devem apoiar os agricultores para adotarem melhores práticas). Um jeans só pode ser reciclado se 98% de sua composição for de fibras desse tipo.

    O jeans deve ter 98% de fibras vegetais

  • O processo de produção deve banir o uso de produtos químicos (especialmente nas lavagens e acabamentos) e de galvanização (do zíper, rebites etc), que contém metais pesados e geram resíduos poluentes que vão para rios e oceanos.
  • Por falar em rebites, originalmente eles eram usados para reforçar os bolsos mas hoje são apenas decorativos porque já existem costuras fortes o suficiente para aguentar o tranco. Ou seja, além de não ter mais utilidade, eles são difíceis de ser removidos o que atrapalha o reuso ou a reciclagem do jeans. Tá preparado pra calça jeans sem rebite?

Fotos: Divulgação

Tags:      

Compartilhar