Nike marca gol em sustentabilidade ao vender tênis usados

05.05.2021

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Nas novas linhas da Nike, a Crater Impact (tênis) e Revival (roupas) possuem produtos feitos a partir de material reciclado

A Nike promove o Move to Zero para diminuir as emissões de carbono causadas por seus produtos, de sneakers às roupas. No relatório de sustentabilidade do site Business of Fashion de 2020, entre as empresas especializadas em moda esportiva, a marca ficou em 1º lugar!

No Dia Mundial da Terra, comemorado em 22/04, a Nike lançou a Crater Impact, uma linha de produtos feitos com 25% de material reciclado. Parte da sola é produzida com uma borracha formulada a partir de calçados esportivos e outros materiais que seriam descartados. Na categoria de roupas, a coleção Revival foi criada para causar o mínimo de impacto ambiental ao utilizar poliéster reciclado, algodão sustentável e uma tecnologia inovadora de tingimento.

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No programa Refurbished da Nike, seu tênis velho pode ganhar outro lar ou servir de material pra fazer um completamente novo!

A Nike também aposta no Refurbished, uma iniciativa para revender seus próprios tênis usados. A ideia é promover a economia circular e uma alternativa interessante para os clientes, que podem tanto vender seu modelo usado quanto comprar um modelo usado, por um preço melhor. Funciona assim: quando o cliente devolve um tênis, a marca inspeciona, limpa e conserta manualmente em uma de suas fábricas pra devolvê-lo às lojas. Em seguida, um time de especialistas atribui ao produto uma das seguintes categorias: novo, que talvez foi usado ​​por um ou dois dias antes de ser devolvido; levemente usado; e esteticamente defeituoso, com itens que não sofreram desgastes profundos, mas apresentam algumas imperfeições, como manchas – o que muitas vezes pode acontecer na própria produção!

embalagem traz essas informações detalhadas e o calçado recondicionado tem garantia de até 60 dias. A Nike também aceita produtos que seriam descartados para reciclagem (como os usados na linha Crater Impact) ou para seu programa de doação se estiveram com um estado aceitável. Por enquanto, esse serviço está disponível em apenas 15 lojas nos Estados Unidos, com previsão de expansão. Agora é torcer para chegar aqui no Brasil!

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