Você já conhece a Lush, marca de cosméticos britânica que aposta em produtos frescos e cruelty free. Com a maior loja do mundo no Brasil (recorde que será quebrado em breve com a abertura de uma nova loja em Oxford Street, em Londres), e outras 900 ao redor do mundo, como a Lush consegue fazer todos os produtos à mão? Blog LP foi visitar 4 das 14 fábricas da marca, localizadas em Poole, no Reino Unido (onde a marca começou, há 19 anos!), e te conta tudinho…

. Números: a produção chega aos milhões de unidades anuais por categoria de produto. Ou seja: milhões de bombas de banho, por exemplo, item que chega a 400 unidades por turno pra cada funcionário. No período da nossa visita, a produção de sabonete tinha quebrado um recorde – 400 mil quilos do começo do ano até setembro, sem contar o que ainda ia ser produzido pro Natal!

. Sustentabilidade: além de diminuir embalagens (inclusive no transporte) e ser cruelty free, a Lush também procura por opções mais sustentáveis pra oferecer nas suas prateleiras. Em vez de óleo de palma – que tem um péssimo impacto socioambiental -, a marca desenvolveu uma mistura de óleo de girassol, coco e canola com o mesmo efeito, mas sem impacto negativo. A fórmula, inclusive, é disponibilizada pra outras empresas que queiram substituir o óleo de palma.

. Ética: “Nós nos esforçamos pra usar materiais genuinamente orgânicos e fair trade sempre que possível”, conta Dan Campbell, inventor de produtos da marca. “Nosso time de ‘Compras Éticas’ visita os fabricantes de determinado ingrediente e, se podemos ajudar comunidades, fazemos isso”, continua ele. Isso é feito por meio do SLush, fundo que garante que uma porcentagem do lucro volte às comunidades, como a plantação de babosa em Laikipia, no Quênia; a manteiga de cacau de San José de Apatado, na Colômbia; e o azeite da Galiléia. “Nenhuma outra empresa do mundo coloca o mesmo carinho nas fontes de matéria-prima como nós – somos superorgulhosos disso”, finaliza.

. Fresco! “Se é bom pra comer, é bom pra usar” é o lema dos produtos da Lush. E a prova disso é entrar na geladeira da marca, cheia de ovos, abacate, papaia (do Brasil!)… O período entre produção, estoque e loja é, em média, 3 semanas, e o prazo de validade máximo é 14 meses (a maioria dos produtos não contém conservantes e não precisam de estoque). Mesmo assim, a marca recriou alguns dos best sellers com título de “Self-Preserving”, com ingredientes naturalmente conservantes (como lama, mel e sal), tirando até a quantidade mínima de sintéticos seguros. Isso deve chegar em outubro no Brasil!

. Lush Kitchen: lançada em março de 2014, a Lush Kitchen é uma janela pros fãs da marca ficarem por dentro de toda a produção. “Queríamos ser totalmente transparentes com nosso negócio e honestos com nossa marca”, explica Nic, mídias sociais da Lush. A cozinha funciona como um laboratório, produzindo diariamente uma leva de produtos descontinuados ou exclusivos que podem ser comprados online (e sim, entrega aqui). O sucesso foi tanto que a previsão é abrir mais uma no Japão em outubro e, em 2015, no Brasil – acompanhando também uma fábrica em território nacional!

E aí, curtiu? Clique na galeria pra ver as fotos!

Yéssica Klein, infohunter do Blog LP direto de Londres

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