Categorias: Recicle-se

Esse blue jeans tá mais verde…

09.02.2011

A Levi’s é uma das marcas que mais têm seu nome ligado ao produto que fabrica, o jeans. Se você leu nossa chamada pra essa matéria – se não leu, leia aqui! – já sabe que um dos artigos mais básicos do guarda-roupa de homens e mulheres gasta uma quantidade considerável de água durante seu ciclo de vida. Veio dessa constatação, depois de uma avaliação em 2007, a decisão de buscar alternativas menos agressivas ao meio ambiente em seu processo de produção.

O trabalho resultou numa linha inteira: a Levi’s Water< Less. O nome já diz: menos água é gasta pra produzir modelos de calças como a clássica 501 da marca. A economia ocorre no momento dos acabamentos finais das peças, quando são aplicadas texturas e o jeans é estonado. Tudo o que era feito com água ganha uma solução seca: após a marcação das formas 3D mecanicamente, as calças vão pra um banho de resina, pra aplicar as tranformações. Na estonagem, no lugar de jatos de água entram pedras que vão pra uma centrifugadora junto com as roupas pra dar aquele aspecto de jeans detonado. Depois é a hora das máquinas de ozônio, que tiram o excesso de índigo e dão brilho às calças.

DivulgaçãoOs preços variam de R$ 149 a $300 aqui no Brasil

Por último, vem a curiosidade a respeito desses produtos: no vídeo que explica as etapas dessa fase de fabricação, Carl Chiara – diretor de projetos especiais da empresa – conta que as calças saíram com bons resultados no 1º teste, mas estavam meio secas. Dá pra entender… Ele então teve a ideia de usar óleo e um dos funcionários correu pra farmácia e trouxe um frasco desses pra bebês. Problema resolvido. E de 40 galões de água por jeans utilizados antes, a conta passou pra menos 1 copo.

De carona com o lançamento, a Levi’s aproveita pra lembrar que é importante uma colaboração global pra frear problemas como a falta de água no planeta. Pra isso, recomenda que você lave menos os seus jeans – de acordo com eles, 1 vez a cada 2 semanas é uma frequência razoável. Essa parte vale pra todas as roupas – e não, ninguém está pedindo pra você sair sujo por aí, e sim pra pensar 2 vezes antes de enfiar qualquer roupa na máquina sem checar se ela precisa mesmo ser lavada!

Tags:            

Compartilhar