Categorias: Recicle-se

Karité, o fruto sagrado que ajuda mulheres africanas!

31.03.2011

Você sabe tudo o que a L’Occitane faz? Sim, ela faz um monte de produtos de beleza, é verdade… Mas pra honrar o compromisso com os valores da empresa, que são autenticidade, respeito e solidariedade, surgiu em 2006 a Fundação L’Occitane. Ela trabalha em 3 frentes principais – possui ações, por exemplo, pra preservar informações sobre o biossistema e cuidar de pessoas com deficiência visual. Mas o foco desse post do Blog LP é a emancipação econômica de mulheres africanas promovida pela fundação!

Olivier Baussan, fundador da L’Occitane, viajou pra Burkina Faso em 1982 e lá descobriu os poderes do karité. As mulheres que trabalhavam na colheita das nozes de karité tinham o antebraço extremamente hidratado só pelo contato com o fruto. O karité é transformado em manteiga usada na alimentação e também protege as crianças da areia do harmattan (jeito que eles chamam o “vento do deserto”). Esse país no noroeste da África é um dos mais pobres do mundo e com um dos maiores índices de analfabetismo.

Olivier gostou do karité e fechou uma parceria com as mulheres de Burkina Faso, melhorando suas condições de vida e de trabalho, com a criação de centros de alfabetização e programas de microcrédito, em troca do produto em si. Quando o projeto começou eram 100 mulheres e atualmente são mais de 12 mil divididas em 4 grupos. A produção é certificada com o Ecocert, o selo da EFT que garante um comércio justo qualificado pela igualdade, solidariedade e responsabilidade. A compra é direta, 80% do pagamento é antecipado e o preço é negociado antes, pra garantir que não haja exploração indevida.

Uma curiosidade: o karité é conhecido como ouro das mulheres ou fruto sagrado. Na tradição, os frutos não podem ser colhidos – é preciso esperar que eles caiam no chão e só mulheres podem recolhê-los! História bacana, né?

Tags:                    

Compartilhar